Site icon Jornal A Nação

EuroVolley 2023: Portugal defronta Islândia esta quarta-feira, pelas 21h00

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, recebe a Islândia, na quarta-feira (21h00/Sport TV), no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, no jogo de estreia na fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2023.

Na Pool D de qualificação do EuroVolley, Portugal vai enfrentar as seleções de Montenegro, Luxemburgo e Islândia.

Alexandre Ferreira, que atua habitualmente na posição de Zona 4 e começará esta fase de qualificação como Oposto, não renega o rótulo de candidato principal ao apuramento mas alerta para o potencial dos adversários.

“É verdade que somos vistos como favoritos neste grupo, pois estamos perante equipas bem abaixo de nós no ranking internacional, mas temos de ter consciência que Montenegro é uma seleção já batida em apuramentos e que tem jogadores com um bom nível. É importante entrarmos a ganhar e assumirmos logo a nossa posição no grupo, até porque vamos diretos para a competição sem qualquer jogo de preparação“, salienta o capitão da Seleção Nacional, adiantando que “uma vitória no jogo de estreia, com a Islândia, aumentaria os níveis de confiança que este grupo precisa para o resto da competição“.

Quanto a objetivos para esta época, na Seleção, Alex salienta que “vou assumir a posição de Oposto desta vez, pensando que poderá ser a melhor maneira de dar o meu contributo neste grupo. Estamos todos focados em colocar Portugal mais uma vez num Europeu!“, enquanto no seu (próximo) clube, o Fenerbahçe HDI Sigorta, da Turquia, quer “ganhar a Taça CEV e o Campeonato Turco“.

Por seu turno, João José, Selecionador Nacional, acredita “na ambição e no valor” da Seleção, mas não minimiza o perigo que os adversários podem representar: “É um grupo em que aparecemos como cabeças-de-série pelo Ranking da CEV e logo a seguir vem Montenegro que, apesar de não ter feito uma fase final brilhante, qualificou-se para a fase final do Campeonato da Europeu 2021 em primeiro lugar do seu grupo e é uma seleção constituída por atletas experimentados e habituados ao nível internacional. Mais abaixo no ranking vem o Luxemburgo, que tem como atleta de referência Kamii Rychlicki, que joga como oposto no Perugia em Itália, e a Islândia. Somos uma Seleção com ambição e valor para conseguir o apuramento e esse é um dos nossos objetivos neste ano de 2022, mas antes há muito que fazer, um caminho que continuamos a percorrer depois da Golden League”.

Em 2021, a Seleção Nacional fez história ao qualificar-se para oitavos de final do Campeonato da Europa (Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa), competição que disputou pela segunda vez consecutiva, depois de, dois anos antes, ter estado presente no EuroVolley 2019 (Bélgica/Eslovénia/França/Holanda).

Os 15 jogadores em estágio:

Filip Cveticanin  – AS Cannes (FRA) – Central

Miguel Sinfrónio – Leixões SC – Central

Phelipe Martins – VC Viana – Central

José Belo – Castêlo da Maia GC – Central

José Neves – AJ Fonte do Bastardo – Distribuidor

Tiago Violas – SL Benfica – Distribuidor

Gil Meireles – Sporting CP – Líbero

Ivo Casas – SL Benfica – Líbero

Bruno Cunha – AJ Fonte Bastardo – Oposto

Alexandre Ferreira – Woori Card (COR) – Zona 4

André Marques – Castêlo da Maia GC – Zona 4

João Oliveira – Vitória SC – Zona 4

Lourenço Martins – Saint-Nazaire VBA  (FRA) – Zona 4

Miguel Cunha – Vitória SC – Zona 4

Rafael Santos – Esmoriz GC – Zona 4.

Foto: FPV.

Exit mobile version