Atualidade
euPago adverte: Na Black Friday disparam as compras online e disparam as fraudes
Fintech dá conselhos sobre comportamentos a adotar

Na Black Friday, as fraudes e burlas aumentam, significativamente, relativamente a um dia normal de comércio, especialmente no e-commerce, que vê o número de transações crescer na ordem dos 30% nesta altura do ano. Comerciantes enganados e consumidores burlados são frequentes nesta altura do ano e pedem cuidados especiais.
Segundo um estudo da KASPERSKY, empresa de segurança IT, verificou-se um crescimento de fraudes em pagamentos, na ordem dos 208% só em setembro e outubro, “pelo que é expectável que este número cresça exponencialmente em alturas como a black friday ou o Natal” refere Telmo Santos, CEO da fintech euPago.
A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano, para consumidores e comerciantes, mas com a chegada desta data, também disparam as tentativas de fraude e as burlas aos menos atentos, que muitas vezes perdem somas avultadas, é o que adverte a euPago.
“Alturas de grande consumo, como a Black Friday ou o Natal, são propícias ao aparecimento de novas fraudes e burlas, porque as pessoas estão mais suscetíveis de acreditar no fantástico.”, diz Telmo Santos, “para ultrapassar este problema, criamos e implementamos um sistema antifraudes, em conjunto com a paySoft, para garantir a segurança dos pagamentos efetuados.
A promessa de comprar bom e barato em sites de renome, com marcas internacionais, leva muitas pessoas a fazer compras de impulso e a cair no conto do vigário. Fraudes como sites e-commerce falsos; clones de grandes marcas; phishing; promoções bombásticas; links ou apps duvidosas são algumas das ferramentas usadas para enganar o consumidor que procura uma boa promoção. As fraudes materializam-se de diferentes formas. Para saber distinguir o “trigo do joio” são necessárias atenção, prudência e cuidado.
“Com o crescimento dos pagamentos online e o aparecimento de novas soluções de pagamento que facilitam a vida dos consumidores e dos comerciantes, é muito importante também haver cuidados redobrados no sentido de perceber acima de tudo se os sites são fidedignos”, acrescenta Telmo Santos.
A instituição financeira faz grandes investimentos em sistemas tecnológicos antifraude, com reforço da segurança, tratamento de dados, e desenvolvimento de análises em tempo real. Estas soluções criam modelos preditivos fiáveis para a tomada de decisão, que, por exemplo, permitem definir se determinado pagamento é fiável ou não.
Se, por um lado, as empresas têm responsabilidade sobre a segurança e bem-estar dos utilizadores, estes também têm a responsabilidade de agirem com cuidado redobrado nesta altura.
Quais são as fraudes mais comuns e como evitá-las
1. Sites e-commerce falsos, clones de grandes marcas:
Utilizar sites conhecidos ou que usem o protocolo https. Verificar cuidadosamente o endereço (URL). Não confiar em sites que direcionam as compras para outro site. Verificar a reputação de sites não conhecidos, e pesquisar comentários de quem já os utilizou.
2. Phishing:
Não clicar em links desconhecidos, (abrir um link pode ser suficiente para entregar os seus dados pessoais). Estes links que divulgam promoções falsas podem ser enviados por e-mail, SMS, aplicações de mensagens, como WhatsApp, Messenger, entre outros.
3. Perfis falsos:
Cuidado com os perfis falsos das redes sociais que investem em publicidade digital. Não se deve preencher formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday.
4. Computadores públicos:
Evitar a utilização de um computador público para fazer compras e inserir dados bancários. Usar o computador pessoal ou smartphone, com softwares e aplicações originais e com um antivírus atualizado.
5. Promoções “Bombásticas”:
Atenção às promoções cujos preços são mais baixos que o valor real do produto. Deve pesquisar os produtos e analisar se os descontos estão de acordo com o que foi anunciado.
6. Devoluções:
Verifique se o site tem um canal de relacionamento, com política de reembolso e cancelamento, e que são disponibilizadas de forma clara rápida.
Preços irreais, pedidos cancelados pelas empresas depois da realização da compra, mudança de preço no carrinho ao finalizar a compra, produto ou serviço indisponível, não entrega ou atraso, são comuns e podem ser evitados.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos comemora Dia Mundial do Turismo 2023

Barcelos volta a assinalar o Dia Mundial do Turismo, promovendo um conjunto de atividades cujo objetivo visa promover a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo sustentável e verde, seguindo o lema escolhido da Organização Mundial de Turismo, “Turismo e Investimentos Verdes”.
As propostas da programação vão decorrer amanhã, dia 27, com Tertúlias sobre a “Potencialidade do Investimento Verde no Território de Barcelos”, iniciativa destinada aos alunos de Turismo das Escolas Secundárias do Concelho. Trata-se de uma ação conjunta com o IPCA, que vai decorrer nas escolas secundárias de Barcelos, Barcelinhos e Viatodos. A ideia é abrir perspetivas aos futuros agentes locais, do valor turístico verde do concelho de Barcelos.
Entretanto, às 10h00 e às 14h30 realizam-se duas visitas pela Rota do Mundo Maravilhoso do Figurado, dando a conhecer uma das artes criativas mais emblemáticas do concelho. A atividade é gratuita, mas carece de inscrição através do e-mail turismo@cm-barcelos.pt ou do telefone 253 811 882.
Da parte da tarde, está agendada uma visita guiada com grupo de turistas franceses pelos jardins de Barcelos, seguindo-se um momento informal de colocação de um painel, no Largo da Porta Nova, com sugestões de visita no território concelhio, com propostas nas áreas do património cultural e religioso, pedestrianismo e percursos pedestres.
O Dia Mundial do Turismo comemora-se desde 27 de setembro de 1980, depois de ter sido decretada a data pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em 1979.
Imagem: CMB.
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VII Olimpíadas Seniores reúnem 400 participantes em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a preparar as VII Olimpíadas Seniores, que acontecem no âmbito do Olympics4All e que prometem reunir cerca de 400 participantes, nos dias 2, 3 e 4 de outubro.
O evento vai contar com a presença de todo o Alto Minho, com seniores residentes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, contando ainda com a participação da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo.
As VII Olimpíadas Seniores vão também contar com a presença de seniores de Fornos de Algodres, reunindo, ainda, participação de Sanxenxo, Espanha, e do município de Cesena, vindo de Itália.
Na segunda-feira, 2 de outubro, a receção das comitivas está agendada para as 9h00, na Praça da República, seguindo-se a Cerimónia Oficial de Abertura. A partir daí, os seniores vão desfilar até ao relvado do Campo d’Agonia.
Os jogos arrancam às 10h30, com competições de voleibol, fut3 e basquetebol também no Campo d’Agonia, espaço central da iniciativa. De tarde, a partir das 14h30, arrancam as competições de boccia, petanca, malha, fut3, voleibol adaptado e basquetebol. Nessa primeira noite, o Centro Cultural de Viana do Castelo é espaço de animação musical com a presença dos participantes.
A 3 de outubro, terça-feira, a Piscina Municipal Frederico Pinheiro recebe natação, das 9h00 às 12h00. No mesmo horário, o Campo d’Agonia é novamente palco de voleibol, fut3 e basquetebol. Nessa tarde, o mesmo local acolhe competições de boccia, petanca, malha, remo indoor, fut3, voleibol adaptado e basquetebol.
Na segunda noite, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, que está a assinalar o 20º aniversário, vai atuar para os seniores.
No último dia, 4 de outubro, das 9h00 às 12h00, acontecem as competições de atletismo e as finais de voleibol, fut3 e basquetebol no Campo d’Agonia. De tarde, mais finais, entre boccia, petanca, malha e tração à corda.
As olimpíadas encerram com um jantar de gala na Quinta do Carvalho, que inclui entrega de troféus, anúncio da equipa vencedora e ainda anúncio do município que irá organizar o evento no próximo ano.
Imagem: CMVC.
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Lagos com Espaço Cidadão Sénior
Novo serviço de atendimento entra em funcionamento em outubro

Ampliando a carteira dos serviços de atendimento prestados à população, a Câmara Municipal de Lagos decidiu criar o Espaço Cidadão Sénior. Esta nova resposta, promovida em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entrará em funcionamento no início de outubro, sendo uma das iniciativas que assinala o Dia Internacional do Idoso.
Prestar assistência digital aos cidadãos que não possam ou não saibam utilizar os serviços públicos disponíveis digitalmente, mas fazendo-o de uma forma dirigida e adaptada às necessidades desta faixa etária, é o grande objetivo desta medida.
Ao contrário do que atualmente acontece, com a entrada em funcionamento do Espaço Cidadão Sénior em vez de serem os munícipes de maior idade a deslocar-se ao Edifício Paços do Concelho Séc. XXI para serem atendidos, serão os funcionários do município a ir ao encontro dos utentes onde estes se encontram, nomeadamente nos centros de dia, lares e estruturas residenciais, mas também nos seus domicílios, para os auxiliar no tratamento dos mais diversos assuntos burocráticos. Ao todo serão mais de 40 os serviços disponibilizados, relacionados com as áreas de atuação da Autoridade Tributária, do Serviço Nacional de Saúde, da Segurança Social, da ADSE, da Caixa Geral de Aposentações, da Justiça, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, da Agência para a Energia e da própria AMA (ex.: renovação do Cartão do Cidadão ou a criação da Chave Móvel Digital).
O Espaço Cidadão Sénior irá, numa primeira fase, funcionar à quarta-feira, das 9h00 às 12h00, mediante marcação prévia (efetuada por telefone), admitindo-se a possibilidade deste horário poder ser alargado em função do grau de adesão da população e do volume de pedidos que venham a surgir.
A criação desta nova resposta de atendimento foi precedida da formalização de um protocolo entre a AMA e o município, segundo o qual a autarquia assume, entre outras, a componente dos recursos humanos, dos recursos informáticos e a viatura para a deslocação do mediador de atendimento digital assistido, bem como o atendimento telefónico para o serviço de agendamento, enquanto a AMA fornece os procedimentos de atendimento, a lista dos serviços a disponibilizar no Espaço Cidadão Sénior, a formação dos mediadores e apoio técnico e funcional.
Foto: DR.
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