Site icon Jornal A Nação

Estudantes albergarienses celebraram a leitura

Maria Leonor Relva (1º Ciclo – Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha), Inês Dias (2º Ciclo – Agrupamento de Escolas da Branca), Mariana Alves (3º Ciclo – Agrupamento de Escolas da Branca) e Margarida Santos (Ensino Secundário – Art’J) são as vencedoras da 7ª edição “criAtiva LEITURA

As quatro estudantes vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura, promovido pela RBCIRA – Rede de Bibliotecas Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a decorrer em Ovar, no dia 1 de abril.

“É, para nós, motivo de orgulho receber-vos nesta casa, que é nossa, para juntos celebrarmos, uma vez mais, a leitura”, frisou Catarina Mendes, Vereadora da Educação, na abertura do evento. “Jovens, ávidos e corajosos leitores que, só por estarem aqui hoje, já são grandes vencedores”.

Após a Fase Escolas, que contou com 252 participantes, estiveram em prova um total de 35 estudantes do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, do Agrupamento de Escolas de Branca, da art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra e do Colégio de Albergaria.

As obras selecionadas para a Fase Municipal do concurso foram “A menina que plantava árvores”, de Caryl Hart (1º CEB); “As piores crianças do Mundo”, de David Walliams (2º CEB); “O rapaz que voou até ao mar”, de Conceição Dinis Tomé (3º CEB); e “O gato que salvava livros”, de Sosuke Natsukawa (Ensino Secundário). Na prova, os estudantes tiveram de realizar uma leitura expressiva de um excerto da obra lida e responder, de forma crítica, a uma pergunta colocada pelo júri. Salienta-se que a Câmara Municipal ofereceu a todos os participantes desta Fase Municipal a obra de leitura obrigatória correspondente ao seu nível de ensino.

Este ano, os membros do júri foram Conceição Dinis Tomé (professora bibliotecária e autora de livros infantojuvenis, incluindo a obra de leitura obrigatória para o 3.º Ciclo deste concurso), Sara Silva (responsável pela gestão e administração da Biblioteca Municipal de Ílhavo) e Ângelo Castanheira (fundador da AlbergarTe, ator membro da Companhia do Jogo, formador e ator na Companhia Kopinxas),

Além das quatro estudantes que vão representar o Município no Concurso Intermunicipal de Leitura, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha premiou ainda os estudantes que ficaram em 2º e 3º lugar em cada ciclo de ensino. Os distinguidos receberam cheques-prenda em livros para utilizarem nas papelarias/livrarias do Concelho.

Ao longo da tarde, foram apresentados vários momentos culturais de dança, música e teatro proporcionados por estudantes dos agrupamentos e escolas participantes. Foi também feito um agradecimento aos professores bibliotecários, aos quais foi oferecido um cheque-livro para comprarem novas obras para as bibliotecas pelas quais são responsáveis. A apresentação da Prova Espetáculo “criAtiva LEITURA” esteve a cargo de alunas da art´J.

Foto: CMAV.

Exit mobile version