Connect with us

Atualidade

Este Natal, abre uma banca solidária no MAR Shopping Matosinhos numa ação infantil para apoiar casa de abrigo

Entrada de 1€ na Vila Natal contribuirá para a reabilitação da casa de abrigo “Recomeçar”, uma resposta social da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Matosinhos

Publicado

on

Entre 28 de novembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023, o MAR Shopping Matosinhos terá disponível para as crianças e suas famílias, uma Vila Natal na qual os visitantes são convidados a percorrer um caminho onde poderão desfrutar da magia do Natal, com um Carrossel Mágico, uma diversão sinónimo de aventura para as crianças, e com a Photobooth 360º, que proporcionará as mais especiais recordações em família ou com amigos, com a criação de vídeos personalizados. A entrada terá o valor simbólico de 1€, que contribuirá para melhorar a casa de abrigo “Recomeçar”, destinada a vítimas de violência doméstica e seus filhos, e que atualmente acolhe nove utentes e 16 menores.

Aberta desde novembro de 2005, a casa de abrigo “Recomeçar”, uma das muitas respostas sociais da delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), “tornar-se-á numa casa mais acolhedora e ‘familiar’”, depois de alterações e substituição de mobiliário que a iniciativa do MAR Shopping Matosinhos permitirá. Este é o objetivo de Nídia Monteiro, diretora-técnica da casa de Abrigo integrada na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) e que se destina ao acolhimento temporário de vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não de filhos na sua dependência.

Só no ano passado, foram participadas às forças de segurança, 26.511 casos de violência doméstica. Este ano, até setembro, já se registaram, segundo o portal da violência doméstica, 23.250 ocorrências participadas. Nos primeiros três trimestres do ano, foram encaminhadas para casas de abrigo da RNAVVD 4.788 vítimas (mais 43,7% que em igual período do ano passado) – 2.466 mulheres, 2.259 crianças e 55 homens.

Números reveladores da importância destes “portos seguros”. “Os nossos objetivos primordiais são a proteção e segurança, a estabilização emocional e a construção de projetos de vida autónomos. O acolhimento temporário tem a duração de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, durante o qual são prestados apoios psicológico, jurídico e social”, explica Nídia Monteiro. A responsável reconhece que “o número de pedido de acolhimentos aumentou sobretudo após o primeiro ano pandémico, em particular de agregados familiares grandes (mães com mais de três menores a cargo)”.

Muitas são histórias nem sempre fáceis de contornar “devido aos constrangimentos sentidos na construção de projetos de vida, que contribuem para o prolongamento do acolhimento em casa de abrigo: morosidade dos processos judiciais, dificuldades de integração de menores em creche e o elevado valor das rendas”, descreve Nídia Monteiro.

Motivos mais do que suficientes para que o MAR Shopping Matosinhos tenha decidido apoiar esta causa com a ajuda dos seus visitantes: “Queremos contribuir para proporcionar as condições para que estas pessoas se sintam em casa enquanto constroem o seu projeto de vida”, aponta Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

Loja Solidária

Mas a solidariedade este Natal não ficará por aqui. O espírito solidário estará também presente na Loja Solidária, um espaço que ficará a cargo de instituições de solidariedade locais, onde poderão vender alguns dos seus trabalhos – propostas de presentes solidários que condizem com a época natalícia e que não podem faltar nas árvores de Natal das nossas casas.

A ocupação da banca será de acordo com a seguinte agenda:

Programa de Natal e horários

28 novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023

Vila Natal | 28 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023

Carrossel Mágico| Photobooth 360°| Loja Solidária | Loja de Embrulhos

Atrium (piso 0), MAR Shopping Matosinhos

Loja Solidária

28 a 30 de novembro | Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos

1 a 4 de dezembro | Rumo à Vida

5 a 8 de dezembro | Cáritas Portuguesa

9 a 10 de dezembro | Animais de Rua

18 a 19 de dezembro | Associação ResGato

20 a 23 de dezembro | Cercigaia

30 a 31 de dezembro | MIDAS – Movimento Internacional para a Defesa dos Animais

2 a 3 de janeiro de 2023 | CãoViver

4 a 6 de janeiro de 2023 | Passo Positivo

Carrossel | Para crianças dos 3 aos 10 anos

(lotação máxima em simultâneo: 3 crianças)

Domingo a quinta-feira | 14h00 – 21h00*

Sextas, sábados e feriados | 11h00 – 13h00 e 15h00 – 22h00*

24 e 31 de dezembro | 11h00 – 13h00 e 14h00 – 17h00*

25 de dezembro de 2022 e 1 de janeiro de 2023 | Encerrado

*Última entrada até 15 minutos antes do fecho.

Fotografias com Pai Natal | 1 a 24 de dezembro

Piso 1, em frente à loja Cortefiel

Domingo a quinta-feira | 15h00 – 21h00 (intervalo das 19h00 às 20h00)

Sextas, sábado e feriados* | 11h00 – 13h00 e 15h00 – 22h00 (intervalo das 20h00 às 21h00)

*Dia 1 de dezembro inicia às 15h00

24 de dezembro | 11h00 – 13h00 e 15h00 – 17h00.

Imagem: MSM.

Atualidade

Barcelos: Prémio Palco de Terra para o Teatro Escoitade e Manuel Ramos Costa

Atribuído pelo Teatro de Balugas

Publicado

on

O Teatro Escoitade, de Vigo, foi premiado, na categoria “Instituição”, pelo trabalho desenvolvido ao longo de 50 anos na dinamização e promoção do teatro amador na Galiza. Na categoria “Personalidade”, a distinção foi para o ator e encenador Manuel Ramos Costa, por uma vida dedicada ao teatro amador, em especial, na Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar.

Os Prémios PALCO DE TERRA são uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas, de Balugães – Barcelos, cuja primeira edição se realizou em 2017. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições, no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Norte de Portugal e Galiza.

A cerimónia de entrega acontece no dia 11 de dezembro, às 16h30, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães (Barcelos), que encerra o Palco de Terra – Festival de Teatro Amador do Noroeste Peninsular.

O ator, encenador e dramaturgo Fernando Pinheiro foi o vencedor da primeira edição, em 2017, e entre os galardoados estão ainda os nomes do Cénico Lírio do Neiva (2018), Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto (2019), Dantas Lima (2019), Teatro do Noroeste-CDV (2020), Orlando Alves (2020), Programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende (2021) e Maria Laura Pinto (2022).

Imagens: TB.

Continuar a ler

Atualidade

Estremoz recebe concerto com a Banda Sinfónica da PSP

A 07 de dezembro, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro

Publicado

on

O Comando Distrital da PSP de Évora, através da sua Esquadra Policial de Estremoz e em Parceria com a Câmara Municipal daquela cidade, vai, no próximo dia 07 de dezembro, pelas 21h30, promover um Concerto com a Banda Sinfónica da PSP, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Este evento vai ser realizado para comemorar o 5º Aniversário dos Bonecos de Estremoz na UNESCO, tratando-se, simultaneamente, de um concerto solidário de angariação de fundos para a CERCI Estremoz.

A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública teve origem num agrupamento de elementos policiais com conhecimentos de música que pertenciam ao então Comando Distrital da PSP de Lisboa – atual Comando Metropolitano.

A partir de 1979, sob a Chefia do Major Silvério de Campos, aquele agrupamento evolui para um estágio de absoluto desenvolvimento artístico, o que permitiu concretizar a realização de um velho sonho de todo o pessoal da Polícia de Segurança Pública – integrar no seu efetivo uma Banda Sinfónica oficial.

O reconhecimento público do seu mérito é notório, tendo já atuado nos mais distintos auditórios nacionais, tais como: Teatro Nacional de S. Carlos, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, entre muitos outros, para além de ter participado em programas de Rádio e Televisão.

“Este comando espera que este evento se constitua como um excelente espetáculo, que para além da qualidade, tem uma componente solidária importante para a nossa comunidade, pois, além de não ficarmos indiferentes, todos devemos dizer NÃO à diferença”, salienta em nota.

“Ter consciência, educação, saber respeitar e saber lidar com as diferenças e incapacidades, não discriminando, cabe a todos enquanto cidadãos. A PSP e o Comando Distrital de Évora pretendem, assim, contribuir para a segurança e a integração destes cidadãos”, conclui.

Imagem: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Anadia admitido como membro honorário do Comité Olímpico de Portugal

Publicado

on

A Câmara Municipal de Anadia foi admitida como membro honorário do Comité Olímpico de Portugal (COP). A proposta foi aprovada na última assembleia geral do COP que decorreu esta semana.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, esta admissão “é motivo de grande orgulho para o Município de Anadia”, sublinhando que esta decisão “é o reconhecimento de todo o trabalho que a autarquia tem vindo a realizar, ao longo dos últimos anos, em prol do desporto de alto rendimento nacional e mundial”.

Jorge Sampaio salienta que “mais de 60 países já passaram pelo concelho, nomeadamente pelo Centro de Alto Rendimento de Anadia, para realizarem os seus treinos de preparação para os Jogos Olímpicos e outras provas internacionais”.

O autarca deixa ainda um agradecimento público à Federação Portuguesa de Ciclismo pela iniciativa da proposta, e, ao Comité Olímpico de Portugal, por ter aprovado, por unanimidade, “a proposta de admissão de sermos membro honorário, o que muito nos honra”.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas