Site icon Jornal A Nação

Espinho: Jantar de angariação de fundos para três projetos em Moçambique

Depois de uma viagem intensa de 12 dias por Moçambique, Vasco Coelho Santos vai apresentar os sabores do Índico a cerca de 200 convidados num jantar organizado pela associação Health4MOZ. O objetivo deste jantar é a angariação de fundos que visam a conclusão da reconstrução do Hospital da Beira, fortemente destruído pelo ciclone Idai, e do Centro de Formação, o projeto da construção do Hospital Materno-Infantil de Nampula e a formação médica in situ.

“Impressionado” com a realidade moçambicana, “pelas suas debilidades em saúde”, mas sobretudo pelo “acolhimento afectuoso das populações e comunhão de experiências, sabores, produtos, mercados e práticas”, Vasco Coelho Santos trouxe novas abordagens gastronómicas que quer partilhar já no próximo dia 22 de junho, no Casino de Espinho.

“Não podemos esquecer a Beira”, afirma. “E vamos lembrá-la da melhor maneira, numa viagem de degustação de cinco pratos com o sabor e o saber moçambicano. Vai ser uma experiência gastronómica que prometo memorável e em simultâneo vamos todos ajudar o trabalho da Health4MOZ no terreno”.

Na viagem realizada em maio, o chef pôde acompanhar o trabalho de campo realizado pela Health4MOZ e participou em encontros com população anónima, chefs locais e figuras de relevo da cultura moçambicana, como a escritora Paulina Chiziane (Prémio Camões 2021; Prémio José Craveirinha de Literatura, 2003).

O valor de cada jantar é de 95€

Contactos para reservas:

Homepage

Health4MOZ IBAN PT50 0010 0000 5884 4160 0018 1

EMAIL reservas@cook4moz.pt

Ou MBWAY  912 950 253

Sobre a Health4MOZ:

A Health 4 Mozambican Children and Families (Health4MOZ) é uma associação sem fins lucrativos.

Tem como objetivo ensinar, transmitir conhecimento de excelência a alunos e profissionais de Moçambique, pois acredita que a transmissão do conhecimento e a capacitação são as grandes mais-valias que fazem melhorar as sociedades e mover o mundo. O trabalho da Health4MOZ é totalmente voluntário. Tem o apoio da Ordem dos Médicos e das Sociedades Científicas Portuguesas, da Direcção-geral da Saúde, do Camões IP, da Secretaria de Estado da Cooperação e da Embaixada de Portugal em Maputo.

Desde 2013 realizou 61 missões em Moçambique, ensinou mais de 3.500 alunos de medicina, dentária e enfermagem; capacitou mais de 10.000 médicos, enfermeiros, dentistas; apoiou mais de 3 dezenas de estágios de profissionais moçambicanos em instituições portuguesas e outros tantos de profissionais portugueses em Moçambique; apoiou projectos de investigação e congressos nacionais em Moçambique, na área da saúde.

Foto e imagem: DR.

Exit mobile version