Atualidade
Especialistas em ciberespaço debatem segurança e ataques informáticos
Evento decorre segunda-feira, dia 6 de junho, na Universidade Portucalense

O ataque informático à IMPRESA e a aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados estarão em discussão no seminário “(IN)Segurança no Ciberespaço” a decorrer na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, a partir das 15 horas, no auditório 201 da Universidade Portucalense (UPT).
O seminário, promovido pela UPT, trará a debate os desafios que hoje se enfrentam no domínio da internet e do ciberespaço, bem como as estratégias e soluções necessárias para garantir a segurança do mundo digital, através de testemunhos de diversos quadrantes da sociedade portuguesa, num ano marcado por ataques informáticos a instituições e serviços de extrema importância para o regular funcionamento do país.
Os debates contarão com a presença de José Gomes Ferreira, diretor-adjunto da SIC Notícias, Carlos Friaças, gestor do serviço de cibersegurança da Unidade de Computação Científica da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, André Zúquete, diretor do Mestrado em Cibersegurança da Universidade de Aveiro, e Ana Isabel Guerra, professora e investigadora do Departamento de Direito da Universidade Portucalense (UPT).
“Grande parte do suporte para as nossas atividades quotidianas está localizado no ciberespaço, sobre o qual, na verdade, pouco sabemos. Mas, ainda há pouco, tivemos a experiência de ficar sem acesso a serviços de extrema importância – informação, comunicações, comércio – por causa de ataques informáticos. Acho que todos percebemos que, em última instância, é a própria economia que pode paralisar por completo devido a este tipo de comportamento criminoso, que pode ser cometido em qualquer parte do mundo e ser sentido aqui em Portugal”, explica Paulo Teixeira de Morais, moderador no seminário e Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da UPT.
O Diretor alerta para a forma como os nossos dados pessoais podem ser comprometidos, o que requer uma atenção acrescida às questões de segurança no ciberespaço, sendo para isso fundamental compreender os desafios que nos esperam neste âmbito.
Programa
15h00 – Vertente Tecnológica
“Prevenção e Resposta a Incidentes de Segurança na RCTS”
Carlos Friaças, FCCN, Unidade de Computação Científica da FCT
“Autenticação.gov.pt: autenticação e identificação online”
André Zúquete, Universidade de Aveiro
Debate
Moderação: Abílio Cardoso, docente da Universidade Portucalense.
16h00 – Intervalo
16h15 – Impacto Social
“Vicissitudes da aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados na realidade empresarial”
Ana Isabel Guerra, Universidade Portucalense
“O ataque informático à IMPRESA: o impacto na organização editorial”
José́ Gomes Ferreira, SIC
Debate
Moderação: Paulo de Morais, Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Portucalense.
As inscrições para participantes realizam-se em http://events.upt.pt/inseguranca-no-ciberespaco/.

Imagem: UPT.
Atualidade
Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

Realizou-se ontem, ao final da tarde, a tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos. A cerimónia, que decorreu no auditório na Casa da Juventude, além de dar corpo a um imperativo legal, foi também o cumprimento de mais um compromisso eleitoral da maioria que governa o Executivo. Com efeito, esta é a primeira vez, na história da vida democrática da autarquia, que Barcelos tem um Conselho Municipal da Juventude.
De resto, este facto foi sublinhado pelo presidente da Câmara, Mário Constantino, e pela vereadora da Juventude, Mariana Carvalho. O Presidente desafiou os membros deste Conselho Consultivo a “terem participação ativa e a colocar a sua criatividade e conhecimento em projetos que qualifiquem e promovam o desenvolvimento de Barcelos”.
Por seu lado, a vereadora Mariana Carvalho considerou a criação do Conselho Municipal de Juventude um “momento feliz” e assegurou que o Município, dentro das suas competências, tudo tentará fazer para que os jovens possam ter melhores condições para viver, estudar e trabalhar em Barcelos”.
Como se pode ler na nota introdutória ao Regulamento deste órgão consultivo, “o Município de Barcelos pretende uma nova abordagem de trabalho e de compromisso com a juventude, fomentando mecanismos de uma democracia participativa e aberta ao diálogo, criando um espaço para ouvir e dar voz aos jovens barcelenses”. Sabendo-se que as políticas locais para a juventude têm um papel importante na promoção, participação e na melhoria da qualidade de vida dos jovens, “o Conselho Municipal da Juventude de Barcelos, ao nível concelhio, corporizará um instrumento de diálogo e debate para que as políticas de juventude sejam discutidas, implementadas e desenvolvidas, capacitando e empoderando os jovens barcelenses, a participarem no desenvolvimento do concelho.”
Composição do CMJ BARCELOS é a seguinte:
O Conselho Municipal de Juventude é presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta. Dele também fazem parte um representante do Município de Barcelos no Conselho Regional de Juventude; um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos, inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens, um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho de Barcelos; e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior com sede no concelho de Barcelos. Além destes, o órgão integra também um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de atuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados; um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município de Barcelos ou na Assembleia da República; um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis. Têm ainda representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal de Barcelos, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.
Foto: CMB.
Atualidade
Experiência no Rio Cávado: Barcelos River Sport

O Município de Barcelos promove, no dia 2 de abril, uma descida do Rio Cávado em Kayaks e Pranchas SUP, entre a praia Fluvial de Manhente e Barcelos.
A iniciativa decorre das 9h00 às 13h00 e tem como principal objetivo a valorização deste curso de água, demonstrando à comunidade formas de “dar vida ao rio”.
O ponto de encontro é nas Piscinas Municipais de Barcelos e todos os participantes têm seguro da responsabilidade do Município e oferta de um pequeno lanche no final.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do e-mail desporto@cm-barcelos.pt.
Imagem: CMB.
Atualidade
Guimarães: Dois detidos por condução sob o efeito do álcool

Hoje, na cidade de Guimarães, a PSP deteve dois cidadãos, com 36 e 53 anos de idade, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, tendo os mesmos acusado uma TAS (taxa de álcool no sangue) de1,78 e 1,49 no sangue, respetivamente.
Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Guimarães.
Foto: DR.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade7 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade11 meses atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade1 ano atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade10 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país