Site icon Jornal A Nação

Escolas de Anadia galardoadas com Bandeira Verde

Os Centros Escolares das Avelãs, de Arcos, de Paredes do Bairro, de Sangalhos, de Tamengos, o Colégio Nossa Senhora da Assunção, a Escola Básica e Secundária de Anadia, a Escola EB de Vilarinho de Bairro, as Escolas EB1 da Moita e a Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada foram contemplados com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2022/2023. A cerimónia de entrega dos galardões decorreu, no passado dia 13 de outubro, no Altice Fórum de Braga, numa organização da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O Município de Anadia foi, também, reconhecido, tendo o Vereador da Câmara Municipal, com o Pelouro do Ambiente, Lino Pintado, recebido dos responsáveis da ABAE, o Certificado de “Município Parceiro” do projeto Bandeira Verde Eco-Escolas. Para além das Bandeiras Verdes, a Escola Básica de Vilarinho obteve um 2º prémio no projeto “O ar que eu respiro” e uma Menção Honrosa no projeto “Desafio UHU”. Por sua vez, a Escola Básica e Secundária de Anadia obteve um 2º prémio no projeto “Jogo Físico ou Digital: reciclar óleos usados, e depois?”, sendo ainda premiada no projeto “Geração Depositrão – Campanha recolha de pilhas”.

De sublinhar ainda o incentivo e o apoio logístico e financeiro dado pelo Município de Anadia para que os estabelecimentos de ensino pudessem participar com sucesso neste projeto.

O trabalho desenvolvido por estes estabelecimentos de ensino, no âmbito da sustentabilidade ambiental, foi assim merecidamente reconhecido, dignificando o concelho, sendo um motivo de orgulho para toda a comunidade anadiense. O Município de Anadia congratula-se com este reconhecimento e parabeniza as escolas galardoadas.

De sublinhar que o Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, que, em Portugal, é desenvolvido pela ABAE desde 1996. Este programa encoraja as comunidades escolares a desenvolverem ações no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pelas mesmas. O Eco-Escolas é coordenado a nível internacional, nacional, regional e escolar. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos, tendo também em conta as características do meio envolvente.

Foto: CMA.

Exit mobile version