Site icon Jornal A Nação

ENGIE Portugal apoia Água de Luso na transição energética com a instalação de uma caldeira a vapor

A ENGIE Portugal, especializada na prestação de serviços de eficiência energética, instalou na Água de Luso, do Grupo Heineken, uma caldeira de 6 toneladas/hora de vapor, que permitirá um aumento do rendimento global da produção de vapor.

O projeto, com foco na eficiência energética e na descarbonização, constitui mais um passo na transição energética das operações da empresa Água de Luso, situada na freguesia da Vacariça, concelho da Mealhada. Vai permitir evitar 131 toneladas de CO2 por ano, o que equivale a um consumo médio anual de gás natural de 230 famílias.

Daniel Santos, Engineering Manager da Água de Luso, afirma que “este projeto está integrado no plano de racionalização de energia para atingir as metas de descarbonização e de sustentabilidade previstos até 2030 pelo Grupo Heineken. E veio garantir a produção energética necessária ao processo produtivo, bem como condições de segurança do processo mais robustas. A integração de sistemas de recuperação de energia vai reduzir as emissões de CO2 para o meio ambiente em cerca de 9%.”

Para Miguel Mourão, Diretor Comercial da ENGIE Portugal, “este projeto desenvolvido em estreita parceria com a Sociedade Águas do Luso, assenta num pilar fundamental – o da eficiência energética. Acreditamos que é um primeiro passo na ambiciosa meta definida pelo Grupo Heineken, iniciando, neste caso, com a otimização de consumo e a adoção de tecnologia de produção de vapor mais eficiente. É muito gratificante ser selecionado pelos nossos Parceiros, com os quais estamos perfeitamente alinhados numa estratégia de descarbonização sustentável”.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é uma referência global na produção de serviços energéticos, assumindo a missão de liderar a transição energética para um mundo neutro em carbono, através da redução do consumo de energia e de soluções mais amigas do ambiente, conciliando o desempenho económico com um impacto positivo nas pessoas e no planeta, tendo por base os seus negócios principais (gás, energia renovável, serviços) para oferecer as melhores soluções competitivas aos seus clientes. O Grupo ENGIE registou um volume de negócios de 55,8 mil milhões de euros em 2020 e emprega 170 mil colaboradores em todo o mundo. Está cotado nas bolsas de valores de Paris e Bruxelas (ENGI) e está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Foto: DR.

Exit mobile version