Atualidade
Empresa Critical TechWorks e floresta nativa: qual a relação?
Projeto coliderado pela Universidade Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto

Critical TechWorks, empresa que nasceu da joint-venture entre o Grupo BMW e a Critical Software, incorpora a floresta nativa na sua agenda, tornando-se Mecenas HECTARE do projeto FUTURO – um projeto coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). Um apoio que reverte na sua íntegra para a plantação e manutenção de espécies nativas numa área total de um hectare durante os próximos quatro anos, contribuindo para as mais de 130.000 já instaladas na AMP.
A Critical TechWorks junta-se aos Mecenas HECTARE com a missão de fazer crescer o território composto por floresta nativa na Área Metropolitana do Porto, ao abrigo do projeto FUTURO. É um apoio, durante quatro anos, que permite zelar por um hectare de área florestal em reconversão, com investimento direto nas operações de preparação de terreno, como também para o momento da plantação de árvores e arbustos nativos e na execução da monitorização ao local, de modo a garantir o sucesso de todas as intervenções. Estabelece-se o acordo de ao longo de quatro anos, período mais crítico para que um jovem bosque se torne em floresta efetiva, sendo este o grande propósito que move o projeto.
A empresa do ramo tecnológico de automóveis com a motivação de ter impacto positivo na recuperação das florestas, assume o compromisso de cuidar de um hectare em Jancido, no Município de Gondomar, de uma extensa área que sofreu com incêndios florestais em agosto 2022. O Município, juntamente com o CRE.Porto – projeto FUTURO e associações locais (Moinhos de Jancido e APRISOF), estabeleceram um plano de rearborização com nativas para enaltecer e potenciar a recuperação ecológica do território, o qual foi possível com a integração da Critical TechWorks como mecenas.
Cerca de 50 colaboradores, entusiasmados em fazer a diferença numa paisagem desoladora, mas repleta de potencial para o regresso do bosque nativo, plantaram 345 árvores e arbustos como: lódãos, medronheiros, jasmineiros-do-monte e periqueiros. Esta ação complementa um grande esforço realizado na época de plantação de 2023, em nove hectares, intervencionados em Jancido, com a plantação de quase 4.000 árvores nativas. “A longo prazo, as árvores que agora se desenvolvem no hectare adotado pela entidade, irão proporcionar serviços de ecossistemas imprescindíveis como promover a fertilidade do solo, serem importantes para a regulação do ciclo hidrológico e dos nutrientes, sequestrar carbono, atrair mais seres vivos que façam daquele território o seu habitat e também inspirar o nosso bem-estar e momentos de lazer próximo das espécies que constituem o capital natural da área,” refere Eduardo Cardoso, docente e investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e coordenador do CRE.Porto.
O HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. A Critical TechWorks junta-se, assim, à Garcia Garcia, à Eurest e à Fundação Ilídio Pinho, também mecenas HECTARE do projeto FUTURO.
Foto: UCP.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca