Connect with us

Atualidade

eBreathie conquista distinção BfK Awards no Prémio HINTT 2022

Publicado

on

O eBreathie, desenvolvido pela startup com o mesmo nome, venceu o Born from Knowledge (BfK) Awards, distinção atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do Prémio HINTT, iniciativa que visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das TIC na área da saúde.  Para além da distinção BfK Awards, a eBreathie conquistou, também, a categoria Startup Innovation.

O eBreathie é um smart-inhaler, ou seja, um inalador “inteligente”, que através de um sensor adaptado ao inalador que o doente já utiliza (as “bombas de asma”), consegue transmitir informações úteis e fidedignas a uma aplicação móvel, que irá ajudar, não só, o doente a ter uma melhor qualidade de vida, mas também, o seu médico a gerir melhor a doença e respetiva medicação. O dispositivo apresenta, também, uma característica que o distingue da concorrência, ao indicar ao doente asmático, em tempo real, se está a utilizar o inalador de forma correta, permitindo aos doentes asmáticos controlar melhor a doença.  “De cada vez que o doente usa o seu inalador, o nosso dispositivo recolhe vários dados, cria o seu perfil inspiratório e dá-lhe feedback imediato de se fez a medicação de forma correta”, explica Ana Rita Constante, CEO da eBreathie. Estes dados são depois disponibilizados ao médico assistente, o que garante uma prestação de cuidados de saúde mais personalizada e próxima.

Em Portugal, estima-se que mais de 1 milhão de portugueses tenha asma, com diferentes graus de gravidade. Olhando mais globalmente, sabemos que existem mais de 300 milhões de asmáticos no Mundo – cerca de 30 milhões na Europa e 25 milhões nos Estados Unidos. Destes, cerca de 60% utilizam medicação inalatória, o que abrange 180 milhões de pessoas no global (18M na Europa, 15M nos EUA e 600.000 pessoas em Portugal).

Nesta fase, o projeto encontra-se a realizar testes de usabilidade de ambos os protótipos – hardware (dispositivo médico) e a aplicação móvel, que estão totalmente integrados, em ambiente laboratorial, mas o objetivo é iniciar a testagem em ambiente hospitalar e domiciliário em 2021, estando a ser criada uma rede de parceiros, incluindo unidades de saúde e sociedades de doentes e médicos, que permitirá ao eBreathie chegar ao máximo de doentes.

“A ANI tem o prazer de se juntar este ano como parceira do prémio HINTT para poder premiar esta montra de excelentes projetos. São projetos com uma multidisciplinaridade de equipas incrível, desde médicos, enfermeiros, terapeutas e assistentes operacionais. Estes projetos são, sem dúvida, o que de melhor se faz em Portugal”, sublinha João Borga, administrador da ANI.

As mentoras do eBreathie afirmam, ainda, que existe evidência científica validada sobre os impactos da utilização de smart-inhalers no geral. Esta, demonstra que o seu uso aumenta em 23% o número de dias sem quaisquer sintomas, após um ano de utilização; diminui em 39% a utilização de medicação de alívio, no mesmo período; e ainda que 62% dos utilizadores com asma não controlada passaram a ter menos idas à urgência e menos hospitalizações.

A ANI associou-se, este ano, pela primeira vez, ao Prémio HINTT, que pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das tecnologias de informação e comunicação, através do BfK Awards, que visa distinguir os projetos que “nasceram do conhecimento” e empresas que mais de destacam em atividades de I&D.

Foto: DR.

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas