Site icon Jornal A Nação

DST GROUP e ZET GALLERY cedem duas obras de arte à Universidade do Minho

A zet gallery e o dstgroup vão ceder duas obras de arte à Universidade do Minho – campi de Braga e de Guimarães – no âmbito das comemorações dos seus 50 anos, resultado de uma Open Call que determinou como vencedores o coletivo de artistas constituído por Fernando Maia, Filipe Mendes, Marta Lima e Rui Ferro, com a obra “Calçada para o Conhecimento”, bem como Volker Schnütggen, com a obra “Common Home”.

O júri, composto por um representante da zet gallery, Helena Mendes Pereira, outro da Universidade do Minho, António Gonçalves, e a artista visual Sandra Baía, analisou as propostas e selecionou os dois melhores projetos, num total de 70 participações de todo o mundo, desde Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Brasil, Chile, Turquia, Roménia, Irão, China ou Japão.

A cada uma das obras, destinadas ao Campus de Gualtar, em Braga, e ao Campus de Azurém, em Guimarães, será atribuído um apoio de €15K.

A zet gallery terá a seu cargo a produção e a implementação das obras de arte, devendo o vencedor acompanhar, ativamente, todo o processo de produção e de implementação, bem como fornecer todas as informações técnicas necessárias à sua correta produção e implementação.

A decisão do júri baseou-se nos seguintes critérios, tal como indicado no regulamento: adequação do portfólio do candidato à proposta apresentada; originalidade da proposta; qualidade estética da proposta; materiais e recursos escolhidos para o desenvolvimento do projeto e as suas características ao nível da durabilidade e da manutenção da obra de arte; exequibilidade técnica da proposta; adequação da proposta ao espaço público, de uma forma geral.

“O júri elogia a quantidade e a diversidade de propostas, que permitiram pensar a história e o futuro da Universidade do Minho, revelando diferentes soluções técnicas e formais”, revelou Helena Mendes Pereira, curadora e diretora da zet gallery.

A inauguração das obras de arte para espaço público está prevista para os primeiros dias de julho deste ano.

Ainda no âmbito das comemorações dos 50 anos da Universidade do Minho, Helena Mendes Pereira é curadora, com o apoio do dstgroup, da exposição “50 anos e um futuro feito de mundo”, que inaugura no Campus de Gualtar, no dia 16 de fevereiro, pelas 18h00, passando posteriormente pelos demais espaços da universidade.

Imagem: DR.

Exit mobile version