Site icon Jornal A Nação

Distrito de Lisboa: Fiscalização de licenças de uso e porte de arma

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, entre os dias 23 e 29 do mês de setembro, através das Brigadas de Fiscalização Policial, efetuou uma operação que visou a detenção e apreensão de armas que se encontravam ilegais.

Esta ação decorreu em Odivelas, Pontinha e no Catujal, onde foram fiscalizados 21 detentores de armas de fogo, que não efetuaram a renovação das licenças exigidas por lei.

Desta fiscalização, resultaram 16 participações e 5 Autos de contraordenação.

Foram, ainda, apreendidos pela PSP os seguintes itens: 2 caçadeiras de canos laterais de calibre 12; 1 carabina de calibre 9 mm; 1 caçadeira de canos laterais de calibre 9mm; 1 caçadeira semiautomática de calibre 12; 1 Revolver de calibre .32; 1 pistola de calibre 6.35mm; 7 livretes de armas; e 5 Livretes de Uso e Porte de arma.

Com este tipo de ações, a PSP garante o cumprimento da lei e restringe a circulação e detenção de armas ilegais no nosso País, contribuindo assim para a paz publica e sentimento de segurança da população.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 29 de setembro, deteve um cidadão com 38 anos, condutor de viatura de transporte de passageiros (táxi), pelo crime de Especulação.

A detenção por especulação resulta da cobrança de serviços de transporte de aluguer, em que os motoristas alteram o valor monetário do transporte, recebendo mais do que o estipulado (no caso em concreto, para uma corrida de 10,75 euros cobrou 15,00 euros (4,25 euros a mais, sobre o preço real) de suplementos que não soube especificar.

O detido, em flagrante delito, foi constituído arguido, prestou termo de identidade e residência e foi notificado para comparecerem em 1º interrogatório de arguido detido.

A viatura táxi foi, cautelarmente, apreendida, aguardando-se apreciação de entidade judicial.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 28 de setembro, pelas 17h45, procedeu à detenção de um homem, com 17 anos, por posse de arma branca.

No âmbito do policiamento preventivo de segurança aos utentes dos transportes públicos e, bem como, na luta contra a criminalidade violenta e grave, na Estação Ferroviária de Reboleira, os polícias verificaram o suspeito a descer a rampa de acesso à plataforma e ao se deparar com o dispositivo policial junto das gates, demonstrando de imediato algum nervosismo e inquietação, o qual passou colado a outro passageiro na porta de entrada/saída, motivo esse que levou à sua intersecção e abordagem preventiva.

Questionado se teria algo ilícito em sua posse, o mesmo respondeu que tinha uma arma branca a qual transportava numa bolsa, vindo-se a confirmar a posse de uma faca com o comprimento total de 23,5 cm.

Foto: DR.

Exit mobile version