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Compras de viaturas por empresas de rent-a-car aumentam 17,4% em julho

O mercado português de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros encerrou o mês de julho com um volume de vendas de 16.369 unidades, registando um crescimento de 17,4% face mês homólogo do ano anterior, segundo elementos fornecidos pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

No canal de rent-a-car, as aquisições de ligeiros de passageiros novos atingiram as 4.602 unidades.

No que respeita a veículos novos, o conjunto das empresas associadas da ARAC que se dedicam à atividade de aluguer de curta duração (veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, motos e pesados) adquiriram, no mês de julho, um total de 5.073 veículos face aos 5.411 adquiridos em período homólogo do ano anterior.

O rent-a-car continua a afirmar-se de forma clara como o maior comprador de veículos automóveis novos em Portugal, registando, no mês de julho, a aquisição de 4.602 veículos ligeiros de passageiros, 354 veículos ligeiros de mercadorias.

Na composição das aquisições referidas, prevalecem (á semelhança do mercado nacional de um modo geral) os segmentos A, B e C representaram em julho a maioria das aquisições efetuadas pelas empresas de rent-a-car.

O rent-a-car é um setor decisivo para a modernização do parque automóvel nacional através da colocação após a utilização dos veículos no comércio, de um número significativo de veículos de ocasião (os chamados veículos seminovos), substituindo-se, assim, veículos antigos por veículos recentes e com motores mais eficientes e amigos do ambiente a preços mais convidativos para o público em geral.

O Turismo é, atualmente, o maior mercado das empresas de rent-a-car, representando cerca de 60% do seu volume de negócios.

A atividade de aluguer de viaturas em regime de curta duração constituiu uma importante componente da Economia Nacional, com especial destaque para o Turismo.

A ARAC representa cerca de 96% das empresas de aluguer de curta duração a operar de forma legal em Portugal.

Foto: DR.

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