Site icon Jornal A Nação

Companhia de Dança de Almada estreia em Lugo (Espanha) uma nova versão do espetáculo “Inverno”

No início do próximo mês de abril a Companhia de Dança de Almada desloca-se a Lugo, em Espanha, para uma curta residência artística que levará à estreia de uma nova versão do espetáculo “Inverno”, uma criação de Bruno Duarte.

Inspirado nas tradicionais Festas dos Rapazes que, um pouco por todo o Nordeste Transmontano, em Portugal e na Galiza, da vizinha Espanha, se estendem no período de doze dias entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro), “Inverno”, nesta nova versão para um elenco de seis bailarinos, procura encapsular a essência do que são estas diferentes práticas e rituais de celebração.

A estreia acontece inserida na programação do ciclo LED – Lugo en Danza, organizado pela Concellería de Cultura, Turismo e Promoción da Lingua de Lugo, que pretende apresentar na cidade o melhor da dança galega, a par de uma seleção de propostas internacionais.

Na sua versão original, de 2019, o espetáculo “Inverno” percorreu várias cidades de norte a sul de Portugal e foi apresentado no Polski Teatr Tańca, em Poznań – Polónia, bem como no festival Solocoreografico em Turim – Itália e Ancara – Turquia, com um emblemático solo.

Bruno Duarte é mestre em Ensino da Dança e licenciado em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Desde 2013 é membro da Companhia de Dança de Almada, como coreógrafo residente, bailarino e professor na escola de dança. Desde 2011, criou e cocriou diversas peças, para palco e videodança, apresentadas em diversos países. Ministrou workshops no Beijing Dance Theatre (China), Giro8 Companhia de Dança (Brasil), FreeDance (Croácia), entre outros.

A Companhia de Dança de Almada desenvolve a sua atividade essencialmente nas áreas da criação artística, formação em dança e programação cultural. Fundada por Maria Franco, iniciou a sua atividade em 1990. Desde então, produziu mais de uma centena de peças de coreógrafos nacionais e internacionais, que apresentou no país e no estrangeiro. Desde 1992, organiza o festival anual “Quinzena de Dança de Almada – International Dance Festival“, promovendo o intercâmbio entre criadores e bailarinos portugueses e a comunidade internacional. Em 1998 fundou a Ca.DA Escola, cuja atividade de ensino artístico especializado de Dança desenvolve de forma continuada.

Foto: Miguel Estima.

Exit mobile version