Site icon Jornal A Nação

Como resolver os problemas de representatividade do sistema eleitoral português?

No próximo dia 15 de dezembro, a Universidade Portucalense (UPT) vai promover o seminário “A representatividade no sistema eleitoral português”, que contará com a participação de Paulo Vasconcelos, da Faculdade de Economia do Porto e do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF).

O evento, agendado para as 11h30 no auditório 202 da UPT, irá aprofundar a reflexão e compreensão sobre a relação entre eleitores e representantes no contexto da democracia representativa em Portugal.

Paulo Vasconcelos abordará elementos cruciais do sistema eleitoral português, como o método de representação proporcional de Hondt, utilizado tanto a nível nacional como por círculo eleitoral, o que levanta desafios à representatividade política.

O orador destaca que, embora a conversão dos votos em mandatos siga o método de Hondt, a sua duplicação por círculo eleitoral pode resultar em distorções na representação política. Paulo Vasconcelos propõe uma análise crítica dos resultados eleitorais recentes, explorando as nuances do sistema e apresentando alternativas, como a criação de um círculo nacional de compensação, para promover uma democracia mais representativa.

O seminário é aberto ao público e oferece uma oportunidade única para a comunidade académica e interessados em geral compreenderem melhor o atual sistema eleitoral e participarem numa discussão sobre possíveis melhorias ao mesmo.

O evento realiza-se no âmbito do programa Caminhos da Sustentabilidade da UPT e é de participação gratuita, mediante inscrição aqui.

Imagem: UPT.

Exit mobile version