Site icon Jornal A Nação

Comando Distrital de Faro apresenta reforço de 60 polícias em sessão presidida pelo ministro da Administração Interna

O Comando Distrital da PSP de Faro realizou, esta terça-feira, dia 25 de outubro, a sessão de apresentação do reforço de recursos humanos do seu efetivo, que contou com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Para iniciar o seu discurso, o Comandante do CD Faro, Superintendente Dário Prates, realçou que, atualmente, este Comando Distrital possui um efetivo de 835 polícias que desempenham funções nas diversas divisões e subunidades da PSP no Algarve (Faro, Aeroporto, Portimão, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António e Lagos) e cuja média de idades ronda os 47,8 anos, sendo apenas 7% do corpo policial do género feminino.

Com as saídas do efetivo, e a previsão de novas atribuições no âmbito do controlo fronteiriço, decorrentes da recente alteração à lei orgânica da PSP, o CD Faro informou a Direção Nacional da PSP da necessidade de reforçar os meios humanos. Nesse contexto, foram afetos a este comando, 60 novos polícias, um reforço que o Comandante Distrital considera que “mais do que oportuno, corresponde a uma resposta que consideramos muito positiva, dentro das necessidades transversais da PSP”.

Embora, no seguimento do procedimento extraordinário de colocação de agentes e agentes principais, tenham sido atribuídas 60 vagas ao CD Faro, este número subiu para 62 de modo a colmatar a saída de dois agentes para outro Comando. Assim, dos 62 polícias previstos, 45 já estão a exercer funções neste Comando e os restantes 17 apresentar-se-ão nos próximos meses.

Em relação à distribuição dos novos polícias, o Comandante Distrital refere que a decisão se baseou em dois critérios. O primeiro, a compensação de saídas, por pré-aposentação e para outros comandos, tendo como principal objetivo “reforçar o policiamento de proximidade e a visibilidade policial (…) a fim de promover o sentimento de segurança da população do Algarve”. O segundo critério prende-se com a criação e implementação de duas equipas de Intervenção Rápida na Divisão de Segurança Aeroportuária e tem como objetivos aumentar a capacidade de reação e intervenção rápida em todo o Comando Distrital; aumentar a capacidade na vertente da segurança aeroportuária e, por último, garantir a capacidade da PSP para assumir novas atribuições no controlo fronteiriço.

Contudo, o Superintendente Dário Prates salienta que “os meios são, como sabemos e por definição, escassos”. Para o Comandante Distrital, “a atividade policial depende sempre dos meios humanos que tiver”, assim, “o policiamento de proximidade é garantido na justa medida do investimento no seu efetivo”.

Embora reconheça o esforço do Ministério da Administração Interna e da Direção Nacional da PSP para o reforço agora recebido no CD Faro, o Comandante afirma que “não podemos esquecer, que se continua a exigir, também da nossa parte, tudo fazer para garantir a melhor eficiência e eficácia na gestão dos nossos meios”.

O novo reforço policial, nomeadamente os colocados na Divisão de Segurança Aeroportuária, irá agora entrar numa fase de formação específica, que, nas palavras do atual Comandante, “servirá, igualmente, para aumentar os índices de motivação, para tornar o Algarve cada vez mais seguro para quem aqui reside, trabalha, estuda ou visita”.

Foto: PSP (meramente ilustrativa).

Exit mobile version