Site icon Jornal A Nação

Coimbra: Cinco detenções nos últimos dias

No seguimento de um processo de investigação a decorrer na Esquadra de Investigação Criminal (EIC) do Comando Distrital de Coimbra da PSP, inerente a um crime de violência doméstica, foi detido um homem, de 32 anos, no dia 11 de maio, pelas 11h40, na zona do Loreto, em Coimbra, em cumprimento de mandado de detenção fora do flagrante delito, emitido por autoridade judiciária.

No decorrer dos procedimentos policiais, foram efetuadas buscas na residência e viatura do suspeito, tendo sido encontradas e apreendidas 2206 doses individuais de haxixe, uma balança de precisão, dois telemóveis, 240 euros, cinco botijas de gás CO2, uma arma de alarme, uma reprodução de arma de fogo de calibre .50mm, 13 munições de 7,62mm, 30 munições .5AE, um bastão metálico extensível e um crachá de modelo policial [ndr: foto de destaque].

Presente a 1º interrogatório judicial, o indivíduo foi sujeito a várias medidas de coação, designadamente, apresentações na Esquadra da área da residência quatro vezes por semana; proibição de aproximação da vítima, verificada através de meios técnicos de controlo à distância e ainda a proibição de frequentar locais conotados com o consumo e tráfico de estupefacientes.

Também no dia 11 de maio, pelas 13h40, a PSP de Coimbra foi chamada a uma ocorrência relacionada com desavença entre um casal, na sua residência, na zona da Solum.

Quando chegaram ao local, os polícias verificaram que um dos intervenientes, uma jovem de 19 anos de idade, tinha intenção de abandonar a residência onde coabitava com o seu namorado, um indivíduo de 25 anos de idade.

Observando-se um comportamento suspeito da mulher enquanto retirava os seus pertences, a PSP realizou uma busca domiciliária, encontrando diversos produtos que, após teste de despistagem, se confirmou tratar-se de 80 pastilhas de ecstasy, haxixe correspondente a 22 doses individuais e cocaína equivalente a duas doses. Perante os factos foi detida.

Foi, ainda, apreendida, ao homem, a quantia de 1120 euros, uma vez que não fez prova da sua proveniência.

A suspeita foi presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido decretadas como medidas de coação apresentações na Esquadra da área da residência três vezes por semana; submissão a tratamento e proibição de contacto com o suspeito com quem estava a residir.

Entretanto, no dia 13 de maio, foram detidos três homens − um por posse de arma de fogo e dois por condução sem habilitação legal.

Estas detenções ocorreram no âmbito de ações de fiscalização. Pelas 17h20, na rotunda da Fucoli, foi detido um homem de 28 anos que conduzia um automóvel sem habilitação legal para o efeito. Durante a ação, os polícias perceberam que um dos ocupantes da viatura se mostrava inquieto, pelo que procederam a revista sumária. O suspeito, com 40 anos de idade, tinha na sua posse um revólver de calibre .38 Special carregado com cinco munições, não sendo detentor de licença de uso e porte de arma de fogo.  No interior da bolsa onde estava a arma foram, ainda, encontradas mais 10 munições. Perante os factos, o homem foi detido.

Mais tarde, pelas 19h55, na Avenida Fernão de Magalhães, foi detido um homem, de 50 anos, por conduzir sem a respetiva habilitação legal.

Fotos: PSP.

Exit mobile version