Site icon Jornal A Nação

CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa

A Grande Loja Simbólica de Portugal vai organizar, em Lisboa, a Assembleia-Geral da maior Organização Mundial da Maçonaria Liberal – o CLIPSAS, reunindo as principais Obediências maçónicas dos cinco continentes. A acontecer em maio de 2022, trata-se do maior evento da Maçonaria Liberal Mundial, volvidos mais de 20 anos da primeira reunião do CLIPSAS em Portugal, organizado pelo Grande Oriente Lusitano, em Matosinhos.

O CLIPSAS – Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo, foi fundado em 1961, em Estrasburgo, pelas principais obediências maçónicas internacionais. Atualmente, congrega cerca de cem obediências maçónicas da maçonaria liberal e adogmática, em todo o mundo.

Já a Grande Loja Simbólica de Portugal (GLSP) é a terceira Obediência Maçónica Portuguesa. Possui Lojas Maçónicas em todo o país e distingue-se pela grande discrição das suas atividades, dando primazia às ações de solidariedade social e desenvolvimento espiritual adogmático dos seus membros, defendendo a Liberdade Absoluta de Consciência e de Livre Pensamento. A GLSP é membro das três principais organizações maçónicas internacionais, nomeadamente, Aliança Maçónica Europeia, CLIPSAS e União Maçónica Mediterrâneo. Possui uma grande ligação institucional ao Grande Oriente de França, que é a maior Obediência Maçónica Francesa.

Após dois anos de pandemia, a Maçonaria Liberal Mundial reencontra-se em Lisboa, no mês de maio de 2022.

Foto e imagem: DR.

Exit mobile version