Site icon Jornal A Nação

Cineclube Oeiras com exibição de curtas-metragens de jovens do secundário

São doze as curtas-metragens de jovens portugueses a serem exibidas numa sala de cinema NOS Lusomundo, do Oeiras Parque, a apresentar no próximo dia 21 outubro, para o encerramento da 3ª edição do Cineclube Oeiras – Mostra Concurso de Curtas-Metragens.

Com o tema “Alterações climáticas”, o projeto Cineclube Oeiras arrancou a sua terceira edição em novembro do ano passado.

Uma mostra de cinema, na metragem de curtas, “a concurso” com acesso, para os participantes, o Cineclube Oeiras é um projeto de formação em cinema e realização de curtas-metragens, pelos alunos de escolas secundárias do Município de Oeiras. A formação das várias áreas respeitantes a esta arte, desde o argumento, à realização, produção e montagem do filme em que, simultaneamente, se promove o cinema e se dá visibilidade a um formato que tem pouca afluência nos ecrãs.

O projeto, de educação não formal, é uma criação da RUGAS e apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras, e paraleliza a formação em cinema com a realização de filmes originais por parte dos formandos. Pretende-se proporcionar a jovens aspirantes cinéfilos o acesso ao conhecimento pela participação na fruição, criação e produção de cinema, dando conta de um cinema de várias geografias, revelador de várias culturas e realidades, em diversos formatos e metragens, estimulando um pensamento livre, crítico, e uma atitude implicada, e um olhar para universos específicos, através dos temas propostos, pensando o modo como o cinema os pode retratar, em diálogo com o olhar singular do/a realizador/a.

São três as fases que compõem o projeto ao longo de 11 meses – uma primeira de divulgação da atividade, inscrição e seleção dos/as participantes; seguindo-se uma segunda de formação intensiva sobre as áreas nucleares para fazer um filme (argumento, realização e produção), momento em que se inicia a escrita do argumento dos seus filmes, por parte dos/as alunos/as; e uma terceira fase de execução prática, as rodagens dos filmes em si e, finalmente, a montagem.

Agora, finalizados os projetos, acontece a mostra das curtas-metragens, no dia 21 de outubro, numa sala dos cinemas NOS Lusomundo do Oeiras Parque, com convidados e um painel de jurados da área que fará uma análise crítica às obras apresentadas.

Ricardo G. Santos e Patrícia Cairrão (coordenação do projeto e direção de produção) sublinham que “pretende-se, desta forma, contribuir para uma nova visão e um interesse mais aprofundado acerca do cinema, e para o seu desenvolvimento, sob diferentes perspetivas. Em simultâneo, aproximar esta profissão de fazedores de filmes aos mais jovens”.

O Cineclube conta já com três edições, cada uma das quais subordinada a um tema geral, sobre o qual os formandos desenvolvem o seu potencial criativo: na 1ª edição a temática foi “Filma a tua Cidade” (2019/2020), na 2ª “Os Dias de Hoje” (2020/2021), a 3ª “Alterações Climáticas” (2021/2022).

Foto: Frame de vídeo promocional.

Exit mobile version