Site icon Jornal A Nação

Cineasta espanhola Elena Lopez Riera dá masterclass na Escola das Artes

Uma das mais promissoras cineastas espanholas da atualidade, Elena López Riera, vai dar uma Masterclass sobre “Deseo, rito, y fascinación para contar la tierra” na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A sessão realiza-se a 5 de maio, às 18h30, no Auditório Ilídio Pinho, no Porto. A entrada é livre.

Elena López Riera estreou-se, em 2015, com a curta metragem, “Pueblo”, com passagem no Directors’ Fortnight no Festival de Cannes. Seguiram-se “Las Vísceras” (2016) e “Los Que Desean” (2018), tendo este último vencido vários prémios, nomeadamente nos Festivais de Locarno e de Vila do Conde. Em 2017, foi selecionada para o Berlinale Talent Campus e, em 2019, teve a sua primeira exposição a solo, no Domium Art Center em Salamanca. Em 2022, estreou-se nas longas-metragens “El Agua”, obra que tem sido muito aclamada pela crítica internacional. Elena López Riera é uma das mais promissoras cineastas espanholas da atualidade. Atualmente leciona na HEAD (Genève, Haute école d’art et de design).

Esta Masterclass integra o Ciclo Internacional de Conferências, Exposições e Performances 2023 da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, intitulado “Pisar Suavemente a Terra,” que tem como inspiração o pensamento do filósofo e ativista Ailton Krenak. Trata-se não só de uma homenagem ao pensador, mas também de um movimento subtil de admitir a urgência desses e outros ensinamentos, humanos e não humanos, como possibilidades de compreender e transformar a nossa relação com a Terra.

A MasterclassDeseo, rito, y fascinación para contar la tierra” de Elena López Riera realiza-se a 5 de maio, às 18h30, no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A entrada é gratuita.

Depois da Masterclass, haverá uma sessão especial, às 21h30, no Cinema Trindade, com a projeção de “A Água”, a primeira longa-metragem da cineasta, seguida de um debate no final.

Foto: DR.

Exit mobile version