Site icon Jornal A Nação

Cinco Investigadores da Escola Superior de Biotecnologia no Top Mundial dos cientistas mais citados, segundo a Universidade de Stanford

Célia Manaia, João C. Fernandes, Manuela Pintado, Marta W. Vasconcelos e Paula Teixeira são os cinco investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, que integram o Top Mundial dos Cientistas mais citados, segundo a Universidade de Stanford (EUA). Três dos quais – Célia Manaia, João C. Fernandes e Manuela Pintado – estão também em destaque no ranking que avalia o impacto gerado para a ciência, ao longo da sua carreira.

“O Centro de Biotecnologia e Química Fina [CBQF] tem investido, estrategicamente, em áreas de conhecimento essenciais para os atuais desafios da sociedade, e é com orgulho que vemos reconhecido o resultado do trabalho de excelência dos cinco investigadores e das suas equipas, que muito prestigia o Laboratório Associado e a Universidade,” salienta Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Os cinco investigadores do CBQF destacam-se em áreas como: Célia Manaia em Microbiologia / Ciências Ambientais; João C. Fernandes na área da Medicina Geral e Interna / Ciências Alimentares; Manuela Pintado em Ciências Alimentares / Microbiologia; Paula Teixeira em Microbiologia / Ciências Alimentares; e Marta W. Vasconcelos em Biologia das Plantas e Botânica / Ciências Alimentares. Além da análise dos trabalhos de investigação publicados em 2021, o ranking avalia o impacto gerado para a ciência, ao longo da carreira dos investigadores. Aqui estão em destaque três investigadores da Escola Superior de Biotecnologia: Célia Manaia, João C. Fernandes e Manuela Pintado.

No total foram oito os investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) presentes no Top Mundial de cientistas mais citados em 2021. O ranking, “World’s Top 2% Scientists 2022”, agora divulgado, com os resultados de mais de 195 mil cientistas de todo o mundo, de 22 áreas e 176 disciplinas, apresenta a lista dos investigadores cujos trabalhos publicados mais contribuíram para o progresso nas suas respetivas áreas e que mais influenciaram a produção científica de outros investigadores.

Imagem: UCP.

Exit mobile version