Site icon Jornal A Nação

CESAE DIGITAL lança mais dois novos cursos Reskilling for Employment

Têm, esta semana, início mais dois cursos da iniciativa europeia “Reskilling 4Employment (R4E)” – que pretende requalificar 20 mil portugueses em situação de desemprego ou profissões de risco. Os cursos de Software Developer, em Braga, e de “Network & Cyber Security Administrator, em Famalicão, são a 5ª e a 6ª edição da iniciativa R4E no CESAE DIGITAL, desde o final do ano passado, estando a decorrer mais dois cursos em Lisboa e outros dois no Centro de Formação no Porto.

Segundo Luís Manuel Ribeiro, presidente do CESAE DIGITAL, o “grande objetivo do programa R4E – Reskilling for Employment (Requalificar para o Emprego) será requalificar 20 mil portugueses em situação de desemprego ou com profissões em risco até 2025”.

Hoje, dia 13, às 19h00, dá-se a abertura oficial do curso “Network & Cyber Security Administrator”, que se realizará em horário pós-laboral, em parceria com o Município de Famalicão.  Nesta sessão de abertura estarão presentes o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão e o Vereador da Economia e Empreendedorismo.

As duas novas turmas, cada uma com 20 alunos, apresentam características bastante diferentes, sendo a de Famalicão mais heterogénea, em relação a idades, nível de habilitação e género. Enquanto em Braga, todos os selecionados concluíram o ensino superior (11 têm licenciatura e 9 têm mestrado), em Famalicão, apenas 2 são licenciados e a grande maioria (17) têm ensino secundário. Em relação às idades, a distribuição em Famalicão é equilibrada (9 alunos têm menos de 30 anos, 6 têm entre 30 e 40 e 5 têm entre 40 e 50), já em Braga, a maioria tem entre 30 e 40 anos (12 alunos), os restantes oito têm menos de 30 (5 alunos) e entre 40 e 50 (3 alunos). Por último, relativamente ao género, enquanto a turma de Famalicão é composta por apenas 3 mulheres, na de Braga o número de elementos do sexo masculino e feminino é distribuído igualmente entre si.

O Reskilling for Employment mobiliza parcerias entre organizações relevantes e partilha as melhores práticas de requalificação para o emprego. Esta iniciativa inovadora de âmbito europeu pretende requalificar, até 2025, um milhão de pessoas em situação de desemprego ou em profissões de risco, cuja qualificação e/ou experiência profissional seja desajustada face a necessidades atuais e emergentes de um mercado de trabalho em profunda alteração.

Este projeto é promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em colaboração com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e empresas privadas como o BPI, FIDELIDADE, SONAE, MILLENNIUM, GALP, CTT, BOSCH e MANPOWER. O CESAE DIGITAL e a SAP integram esta iniciativa como os responsáveis pelo cluster digital, definindo perfis de saídas profissionais e criando programas de formação à medida para a requalificação e atualização de competências.

O programa PRO_MOV é o projeto piloto do R4E em Portugal, desenvolvido em estreita cooperação com empresas líder do setor privado e com o IEFP, com o objetivo de ganhar escala no futuro e impulsionar a requalificação no país. Entre as áreas prioritárias de atuação definidas estão as profissões ligadas à logística e indústria, à tecnologia e digital, à economia verde, à gestão e à saúde.

Imagem: CD.

Exit mobile version