Site icon Jornal A Nação

Centro Missão Majajane apresenta, em Portugal, projeto de apoio humanitário na Província de Maputo

O Centro Missão Majajane organiza, em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, a 1ª edição de “Encontros – Pessoas, Ideias, Histórias, Cultura”, que se realiza no próximo dia 3 de dezembro, na Casa Comum, a partir das 15 horas.

A iniciativa, que inclui palestras, uma exposição de artigos em capulana e um concerto solidário com Tatanka, propõe-se, ainda, apresentar todo o trabalho desenvolvido pelo Centro Missão Majajane, uma organização não governamental com atividade desde dezembro de 2020, que desenvolve a sua missão humanitária em Majajane, no distrito de Matutuíne, Província de Maputo, em Moçambique.

Anabela Ramalhão, diretora do Centro Missão Majajane espera que “este primeiro evento em Portugal seja efetivamente um ‘Encontro’ de pessoas uma vez que para nós, Centro Missão Majajane, as pessoas são o mais importante.” Sobre o objetivo do programa “Encontros”, a responsável adianta que “tem como propósito criar ambientes de fertilização do espírito para a promoção da inovação, da criatividade, e do entrecruzamento de diálogos e culturas. Através da dinamização e realização de eventos a terem lugar em diversas localidades e equipamentos, o encontro de pessoas oriundas dos mais variados sectores da sociedade permite a partilha de ideias, de histórias e de culturas.  e aberto ao todos os povos e ao mundo”.

O evento, de entrada livre até às 18 horas, arranca às 15 horas, com a intervenção de Anabela Ramalhão que, para além de apresentar o Centro Missão Majajane, fará um balanço de dois anos de atividade desenvolvido naquele território e apresentará os projetos que se propõem desenvolver em 12 áreas de intervenção, entre as quais o Ensino, Educação e Cultura, a Assistência Médica e Medicamentosa, o Emprego e a Formação Profissional, Saúde Desporto e Alimentação e Integração Social e Comunitária. A diretora falará, ainda, sobre os mais recentes projetos implementados, como é o caso do “programa de apadrinhamento” e o lançamento da “Afrikana”, uma marca própria que comercializa artigos em capulana, online e de forma solidária, e que marcará presença no evento com venda ao público. 

Às 16h20, segue-se a palestra “Ser Membro de uma ONG – Ser membro do Centro Missão Majajane”, com a presença de Sandra Gusmão, diretora de Unidade de Desenvolvimento do Minho, e, às 17 horas, caberá a Olga Almeida, diretora da Divisão Ensino, Educação e Cultura, abordar o tema “Transformando os povos e o mundo: a ação e influência das parcerias entre o Centro Missão Majajane, o Município de Valongo, o Agrupamento de Escolas de Valongo, o Festival da Imaginação Coletiva e o Projeto UTOPIA500”.

O ciclo de palestras termina com uma mesa redonda sobre “História e as relações culturais e científicas – contribuição para a evolução e a interação social, o desenvolvimento económico e de cooperação entre Portugal e Moçambique”, contando com a participação de membros do Centro Missão Majajane e de outros convidados das áreas da Cultura, Música, Arte e Artesanato africano.

No evento será servido um cocktail de sabores e iguarias africanas, assinado pelos alunos do Curso Profissional de Hotelaria e Restauração da Escola de Valongo.

O encerramento da 1ª edição de “Encontros – Pessoas, Ideias, Histórias, Cultura” fica a cargo do músico e cantor Tatanka, embaixador do Centro Missão Majajane, que promete um inspirador e emotivo espetáculo musical.

Programa: http://www.majajane.org/index.php/pt/03-12-2022-encontros.

Imagem: DR.

Exit mobile version