Atualidade
Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho comemora 25 anos
Presidente da CCDR-N vai apresentar novo livro do professor Ramón Villares no dia 18, em Braga
O Centro de Estudos Galegos (CEG) da Universidade do Minho (UMinho) inicia a comemoração das suas bodas de prata na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, com duas atividades académico-culturais em Braga, abertas à comunidade.
Pelas 9h30, o historiador Ramón Villares, professor catedrático emérito da Universidade de Santiago de Compostela e professor honoris causa da UMinho, profere a conferência “As migrações galegas e as suas remessas visíveis e invisíveis”, no auditório da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), no campus de Gualtar. A sessão insere-se nas atividades da disciplina de Literatura e Cultura Galegas da UMinho.
Mais tarde, às 18h30, a Livraria Centésima Página, no centro da cidade, acolhe a apresentação do livro “Galiza, terra irmã de Portugal”, de Ramón Villares, com comentários do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Norte (CCDR-N), António Cunha. A obra foca a história e as identidades do noroeste peninsular, que pode alcançar uma nova dimensão no quadro da União Europeia. O momento prevê, ainda, intervenções da Reitoria da UMinho, bem como do presidente da ELACH, João Cardoso Rosas, e do coordenador do CEG, Carlos Pazos-Justo. No final, há o corte do bolo de aniversário e um porto de honra.
As próximas atividades vão ser anunciadas em breve, sendo que o programa comemorativo deve culminar no Congresso da Associação Internacional de Estudos Galegos, previsto para a primavera de 2024, no campus de Gualtar.
Celebrar afinidades
O CEG é uma âncora da Xunta de Galicia na ELACH, criada com apoio do então vice-reitor Vítor Aguiar e Silva, para promover a língua e cultura galega e aproximar a eurorregião. Nos anos recentes, destaca-se a sua coorganização da Semana Cultural Convergências, do Festival Castro Galaico e do Ciclo de Cinema Galego-Português, sem esquecer as parcerias com instituições da região, e o apoio aos estudantes e investigadores em várias ações, como projetos científicos, viagens de estudo e arquivo com vídeos, discos e bibliografia.
Merecem, também, referência o livro “Galegos no Minho”, o programa de rádio “Galiza Mais Perto”, o lançamento nacional do primeiro cancioneiro popular galego, a ligação à mobilidade galaico-japonesa no projeto Via Láctea, a fadista Mafalda Arnauth à conversa sobre a participação num disco dos Milladoiro ou workshops com a atriz e diretora teatral Vanesa Sotelo. Ouvir Uxía, jogar bilharda e fazer a queimada galega, por exemplo, tornou-se também mais comum na região.
“Celebramos as afinidades históricas, linguísticas, culturais e económicas, possivelmente os galegos e os portugueses nunca estiveram tão próximos como hoje”, admite Pedro Dono, o primeiro “leitor” do CEG, a que se seguiram Iolanda Ogando, Carlos Pazos-Justo, Inês Rodo, Marisa Moreda, Fernando Groba, Noemi Basanta, Raúl Costas e, atualmente, Alberto Paz. “Ainda há muito para descobrir de cada lado da raia e o importante é conhecermo-nos melhor uns aos outros para eliminar dificuldades e aprofundar as relações entre todos”, sublinha Carlos Pazos-Justo.
A Rede de Centros de Estudos Galegos tem meia centena de polos em 20 nações da Europa, América e Oceânia, vinculados a universidades e apoiados pela Xunta de Galicia. Em Portugal há valências nas universidades do Minho, Nova de Lisboa e Algarve.
Fotos: UM.
Atualidade
Barcelos: 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto
Nos próximos dias 12 e 13 de outubro, o Auditório dos Paços do Concelho acolhe a 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto, cujo objetivo é a partilha de conhecimento e a valorização da informação baseada na ciência. Nas jornadas serão debatidos diversos temas, desde o equilíbrio interno do atleta e aspetos emocionais que interferem no seu percurso desportivo, à nutrição desportiva e às estratégias de recuperação.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do Auditório Municipal, e podem ser feitas em https://forms.gle/r9PVwezFW9fz2rku7
Esta iniciativa resulta de uma parceria do Município de Barcelos com a ESTÁDIO Clínica.
Imagens: CMB.
Atualidade
Eurocidade Tui.Valença debate governação e liderança educativa em Portugal e Espanha
A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário “Governação e Liderança Educativa”, nas próximas quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro.
“Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos”, afirma a organização.
Esta edição dará particular relevo à promoção adequada da cultura ibero-americana, a internacionalização da educação, a governação e a liderança educativa e a transformação digital dos sistemas educativos.
O seminário abre dia 9 de outubro, às 15h30, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), com a sessão de boas-vindas, seguida da comunicação de abertura “Liderança Escolar: a relação entre liderança, poder e democracia”, a cargo do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Novoa, da Universidade Nova de Lisboa.
Seguem-se mais duas mesas de diálogo, com especialistas portugueses e espanhóis sobre “O papel da inspeção em educação e a governação das escolas” e “Liderança partilhada. Desafios e opções”.
Dia 10 de outubro, quinta-feira, o seminário decorrerá no Hotel Alfonso I, em Tui e contará com quatro mesas de diálogo subordinadas aos temas “Liderança educativa democrática”, “Formação para a liderança escolar: capacitação para a gestão organizacional, o controlo e a responsabilização”, “Gestão e burocracia nos processos de digitalização nas escolas” e “Experiências de sucesso de liderança escolar Espanha – Portugal”.
A iniciativa é da Organização de Estados Ibero – Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), da Conselleria de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença, do Concello de Tui e do Centro de Formação do Vale do Minho.
Imagem: DR.
Atualidade
Barcelos: Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado em 24 restaurantes
“O galo volta a (en)cantar quem dele degustar”
Se certo dia, como diz a lenda, um galo cantou à mesa do juiz para atestar a inocência de um peregrino que se dirigia para Santiago de Compostela, agora o galo tem dias certos para voltar a (en)cantar à mesa de mais de duas dezenas de restaurantes barcelenses.
Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado, iniciativa que faz parte do programa promocional “7 Prazeres da Gastronomia”. É já de 11 a 13 de outubro, que o Município de Barcelos promove mais um evento muito apreciado pelos comensais, e que simbolicamente rememora o Galo Assado que salvou o peregrino da forca e imortalizou a Lenda do Galo.
O Fim de Semana Galo Assado avança já na próxima sexta-feira, 11 de outubro, e termina dia 13, contando com a adesão de 24 restaurantes do concelho.
Cada unidade de restauração aderente vai confecionar e servir o galo à sua maneira: galo assado no forno, recheado, com castanhas, à peregrino, entre outras formas de confecionar este galináceo.
Participam nesta edição os restaurantes: Alma dos Reis (Igreja Nova), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Pérola (Barcelos), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha “O Telheiro” (Viatodos), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).
Nota: Aconselha-se reserva antecipada das iguarias referenciadas.
Atividades paralelas
O Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado tem como atividade paralela a proposta de um percurso pedestre a realizar no dia 12 de outubro, entre as 8h30 e as 13h00, no “Trilho do Galo Assado à Moda de Barcelos”, um percurso que liga as freguesias de Rio Covo Santa Eulália, Remelhe, Alvelos, Barcelinhos e Barcelos.
A inscrição é gratuita e obrigatória e limitada ao número de lugares, através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt; tel. 253 811 882.
Foto: CMB.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação