Site icon Jornal A Nação

Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia acolhe Torneio Gira-Praia a 8 de junho

O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) de Cortegaça vai ser palco do primeiro Torneio de Gira-Praia do Agrupamento de Escolas de Ovar.

A competição, a primeira do género realizada no CARVP da Federação Portuguesa de Voleibol, está agendada para o dia 8 de junho, envolve os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Ovar, Ovar Sul e Esmoriz Ovar Norte e pretende dar a conhecer as instalações deste centro que permite a prática durante todo o ano das variantes de praia do Voleibol. A prova realizar-se-ia a 01 de junho, mas foi adiada devido às condições climatéricas.

O Torneio de Gira-Praia do Agrupamento de Escolas de Ovar contará com cerca de 120 participantes, distribuídos por vários escalões e de acordo com o seguinte horário:

9h00 – 13h00 – Sub-13 Masculinos e Femininos e Sub-19 Masculinos.

14h00 – 18h00 – Sub-16 Masculinos e Sub-16 e Sub-19 Femininos.

Leonel Salgueiro, Diretor Técnico Nacional, salienta que “este torneio de Gira-Praia é uma iniciativa conjunta da FPV com a Câmara Municipal de Ovar e os três agrupamentos de escolas locais com o intuito de promover a vertente de praia do Voleibol. O primeiro objetivo deste torneio é dar a conhecer o centro e tentar que no próximo ano possa haver uma prática regular que abranja todas as estações do ano com a utilização do Centro de Cortegaça. Neste ano de lançamento da iniciativa, o número de participantes é ainda uma incógnita, embora seja esperada uma grande adesão. Entretanto, e acabando as fases finais dos escalões de formação, iremos retomar os treinos abertos e treinos regulares das seleções nacionais de Voleibol de Praia. Após estes dois anos em que, devido à pandemia, tivemos dificuldades em conseguir mobilizar e dinamizar o CARVP de Cortegaça, o nosso objetivo, em 2022, é conseguir dar a este investimento a utilização que o centro merece, projetando, finalmente, o Voleibol de Praia para uma prática regular durante todo o ano“.

O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV, que já estava a ser utilizado como base logística dos treinos de observação inseridos no processo de captação e deteção de talentos no Voleibol de Praia e na organização de provas nacionais e internacionais, está, assim, a alargar a sua influência e, simultaneamente, a permitir a utilização das suas instalações por parte de outros interessados.

Deste modo, a FPV promove a realização de treinos abertos para captação de atletas com vista a municiar as Seleções Nacionais de Voleibol de Praia (atletas devidamente filiados na FPV) ao mesmo tempo que disponibiliza horários para treinos, abertos à comunidade em geral, no Pavilhão Gimnodesportivo de Cortegaça.

O CARVP, que acolheu a realização de uma etapa do Circuito Mundial em 2021 na sua estreia a nível internacional, continua a merecer a confiança e o interesse dos organismos que regem a modalidade a nível planetário e vai acolher, em 2022, uma etapa do Volleyball World Beach Pro Tour: o Beach Pro Tour Future em Cortegaça, nos dias 11 a 14 de agosto.

Imagem: FPV.

Exit mobile version