Site icon Jornal A Nação

Cascais: Dois detidos por violência doméstica

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, nos dias 27 e 28 de julho, procedeu à detenção de dois homens, de 22 e 47 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de violência doméstica.

A primeira situação, ocorrida no dia 27 de julho, na sequência de uma investigação levou à detenção por mandado de detenção do homem de 22 anos de idade.

O suspeito e a vítima iniciaram uma relação de namoro em agosto de 2021 e, apesar de se terem separado em maio de 2022, dias depois reataram. Apurou-se que terminou definitivamente em julho deste ano devido a novo episódio de violência física, do qual a vítima teve necessidade de receber tratamento hospitalar.

Durante o relacionamento, o suspeito, consumidor habitual de produtos estupefacientes, agrediu-a por diversas vezes, incentivou-a à automutilação e dirigiu-lhe expressões injuriosas, ofensivas à sua honra. Não se conformando com a ideia de separação, tentou manter o contacto com a vítima, enviando-lhe mensagens com ameaças, através das redes socias, exercendo, assim, coação psicológica sobre a mesma.

O detido, após cumpridos os formalismos legais, recolheu à sala de detenção desta Polícia, onde aguardou até à sua apresentação no Tribunal Judicial da Comarca de Cascais, em sede de 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de afastamento com proibição de contactos e vigilância eletrónica.

A segunda situação aconteceu no dia 28 de julho, em Carcavelos, quando os Polícias intercetaram, e detiveram, o homem de 47 anos de idade, através de mandados de detenção emitidos fora do flagrante delito, pela prática na forma consumada de um crime de violência doméstica contra a sua mãe.

A detenção resultou da prática célere de diligências investigatórias por parte da PSP de Cascais, após uma situação no dia 25 de julho que foi denunciada pela vítima dado o agravamento da situação de violência doméstica que já se vinha arrastando há anos, caracterizada pelo aumento da violência psicológica e verbal, com intimidações, destruição de bens e ameaças contra a sua integridade física, para lhe dar dinheiro.

De referir que o agressor, filho da vítima, é detentor de uma personalidade instável e agressiva, para a qual tem contribuído o consumo de álcool e drogas.

O detido foi presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa de prisão preventiva, pelo que foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, onde aguardará os ulteriores termos do processo.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão Policial de Oeiras, no dia 27 de julho. procedeu à detenção de um homem, de 26 anos de idade, para cumprimento de quatro anos de prisão efetiva. A detenção ocorreu numa ação de fiscalização em que foi abordada uma viatura com três indivíduos, sendo que um deles tinha pendente um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva, emanado pelo Tribunal Judicial de Lisboa Oeste-Sintra, tendo por base um processo de roubo por esticão. Após todas as diligências concluídas, o detido deu entrada no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

A Divisão de Investigação Criminal, no dia 29 de julho, deteve um homem, de 35 anos de idade, sobre o qual recaía um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de prisão de três anos.

O visado tinha sido condenado, em sentença transitada em julgado pelo crime de Violência Doméstica no início do ano de 2016 eximindo-se à justiça desde então. No presente dia foi localizado na Rua do Vigário tendo sido detido e entregue no Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprimento da pena.

Foto: DR.

Exit mobile version