Site icon Jornal A Nação

Cascais: Detido por crime contra a autoridade pública

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 19 de janeiro, pelas 18h00, na freguesia de São Domingos de Rana, procedeu à detenção um homem de 47 anos de idade, por ser suspeito da prática de crime contra a autoridade pública.

Os Polícias foram chamados a um estabelecimento comercial, em São Domingos de Rana, em virtude de momentos antes um individuo ter forçado a entrada naquele espaço, estando proibido de o frequentar, por no passado recente ter ali provocado distúrbios por diversas vezes.

O suspeito viria a ser localizado nas imediações, com uma navalha na mão, e por incumprimento das ordens dadas pelas autoridades e ameaças que proferiu aos Polícias, foi imobilizado e desarmado, sendo necessário o recurso a gás pimenta para o deter.

Já nas instalações policiais, o detido manteve sempre uma postura não colaborante e agressiva, ameaçando verbalmente os Polícias e cuspido na sua direção, tendo a determinada altura e sem que nada o fizesse prever, desferido uma cabeçada no vidro de uma janela, que originou uma corte na zonal frontal da cabeça, tendo sido transportado ao Hospital de Cascais para tratamento.

De referir que o agora detido, conhecido pelo seu temperamento agressivo e pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e substâncias psicotrópicas, desde 2018 que está referenciado como autor em múltiplas ocorrências envolvendo agressões com arma branca, agressões físicas, ameaças de morte e injúrias, nas localidades de Parede e São Domingos de Rana, causando o pânico entre moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais, já estava a ser investigado pela PSP, que reuniu diversos elementos de prova que permitiram associar o suspeito à prática dos crimes de que vem indiciado, sendo a ocorrência que resultou na sua atual detenção, mais uma a acrescentar ao rol das que vinham sendo investigadas.

O detido foi presente no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa – Prisão preventiva.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 21 de janeiro, pelas 05h16, procedeu à detenção de um cidadão, de 47 anos de idade, por ter na sua posse uma munição. O suspeito foi abordado pela PSP depois de, no rastreio da sua bagagem de cabine, se perceber poder existir um objeto proibido.

Aquando da abordagem policial, foi possível apreender uma munição Cal .38 S&W Special. O suspeito foi notificado para comparecer na Instância Local Criminal de Lisboa – Seção de Pequena Criminalidade | Campus de Justiça.

Ainda nesse dia, pelas 08h08, procedeu à detenção de um cidadão, de 43 anos de idade, por ter furtado perfumes das Lojas Francas Portugal do Aeroporto Humberto Delgado. O suspeito retirou, escondeu e eximiu-se ao pagamento de um perfume de reconhecida marca, que estava disponível para venda.

O produto do furto, avaliado em 262 euros, foi-lhe cautelarmente apreendido e entregue a responsável daquele estabelecimento. Assumida a posse, foi dada voz de detenção ao suspeito, sendo notificado para comparecer na Instância Local Criminal de Lisboa – Seção de Pequena Criminalidade | Campus de Justiça.

A Divisão Policial de Cascais, no dia 21 de janeiro, pelas 10h30, na sequência de Mandado de Detenção para cumprimento de pena, emitido pela Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de uma mulher, de 65 anos de idade, para cumprimento da pena de 6 anos e 5 meses de prisão efetiva, pena a que foi condenada por decisão transitada em julgado em novembro de 2021, pela prática de um crime de furto qualificado, dois crimes de burla informática, um crime de burla qualificada, um crime de ofensa à integridade física qualificada e um crime de abuso de confiança, relativamente a factos praticados em maio de 2004.

Nessa sequência, após cumpridos os formalismos legais, a detida foi conduzida ao Estabelecimento Prisional de Tires para cumprimento da pena.

Foto: DR.

Exit mobile version