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Campanha promocional da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura arranca dia 25 de janeiro

“Este é o momento em que se materializam intenções, se definem eixos de ação e se comprovam as bases de sustentabilidade desta candidatura. O momento em que se diz, orgulhosamente: Somos Candidatos”. As palavras do Coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro, marcam a chegada do momento eliminatório de pré-seleção antes da decisão final, com a defesa da candidatura da Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 a acontecer em março, entre os dias 7, 8 e 9, em Lisboa.

No sentido de envolver o território e todos os habitantes na mensagem da candidatura “Curate the Commons/Curar o Comum”, vai arrancar uma campanha de comunicação que divulga o mote da candidatura e aponta para os seus eixos essenciais. A campanha irá acompanhar a fase de avaliação e defesa do Bidbook ao longo de um mês, lançando vários temas, a começar pela imagem do castelo, de 25 de janeiro até final de fevereiro.

Partindo do mote da candidatura – CURAR O COMUM – já anunciado com a apresentação do Bidbook e o lançamento do filme, a campanha desdobra o seu significado e os temas centrais da candidatura nas diferentes mensagens da campanha, que vai cruzar os meios tradicionais locais com os meios digitais, que inclui Mupis, Cubos, Outdoors, Campanha Digital, Imprensa local, Rádio Local, Autocarros e Peças de comunicação exterior.

Imagem da candidatura (Imagem: DR)

“Esta é uma candidatura de escuta e auscultação do território. Esta é uma candidatura feita em rede, plural, inclusiva, a candidatura de um território de encontro, que acolhe, cuida, cura. Esta é uma candidatura que parte de um património cultural, natural e humano único para afirmar uma Europa participativa, diversa e sustentável. Este é um território capaz de ser protótipo de uma ideia de Europa, o território onde o Menino do Lapedo nos ensinou que neandertais e sapiens coabitaram e criaram juntos. O envolvimento de todas as entidades da Rede2027 na campanha da candidatura será crucial para afirmar a pertença da candidatura a todo o território, multiplicar a visibilidade da campanha, criar uma maior identificação do território e das pessoas com a candidatura”, conclui Paulo Lameiro.

Os municípios que integram esta Rede candidata são (por ordem alfabética): Alcanena, Alcobaça, Alenquer, Alvaiázere, Ansião, Arruda dos Vinhos, Batalha, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Lourinhã, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Ourém, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Torres Novas e Torres Vedras. São 26 municípios em rede, 5.834km2 de território e 805.150 habitantes.

Por ora, são 3920 eventos, 805 embaixadores e 1486 agentes culturais.

Para assistir ao vídeo promocional, basta aceder a: https://youtu.be/0IIgLpPYhQQ.

Foto: Frame do vídeo promocional.

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