Site icon Jornal A Nação

Câmara de Sintra mantém aposta na formação e combate ao abandono escolar

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a renovação do protocolo com a Associação ES+, no valor de 30 mil euros, dando continuidade ao projeto Escola de Segunda Oportunidade de Sintra.

A renovação deste protocolo, aprovado em reunião de executivo, permite a continuidade ao projeto Escola de Segunda Oportunidade de Sintra com o objetivo de permitir formação para jovens que tenham abandonado o ensino, jovens que se encontrem em risco elevado de o fazer ou que tenham um percurso marcado anteriormente pelo insucesso, permitindo mitigar os riscos de exclusão social.

Para o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, “a educação é uma prioridade no nosso município. Protocolos como este que agora aprovámos são essenciais para garantir o direito à igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar no nosso município”.

O edil sublinhou, ainda, que “o objetivo é permitir que todos possam ter acesso a uma resposta adequada, devolvendo a esperança de que é possível construir um futuro melhor”.

A funcionar na antiga fábrica da MELKA, no Cacém, este projeto surge como uma nova oportunidade para que os jovens possam adquirir novas competências e conhecimentos, permitindo-lhes a construção de um projeto de vida que lhes permita encontrar um novo rumo. Para além das instalações, a Câmara Municipal de Sintra apoia este projeto através da concessão diária de refeições e transporte.

Inserida no Projeto Educativo Local que estabelece uma estratégia coesa para a educação no concelho, esta é uma resposta educativa e de inclusão social de excelência que envolve, para além do município de Sintra, outras entidades locais e nacionais (Ministério da Educação, Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra e Associação ES+) na criação de respostas formativas e de qualificação favorecedoras da formação pessoal e integração dos jovens no mercado de trabalho.

A Associação ES+ é uma entidade sem fins lucrativos, detentora de experiência e recursos pedagógicos, técnicos e científicos adequados ao desenvolvimento de respostas educativas de segunda oportunidade, que desenvolve a sua atividade em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas de Agualva e Mira Sintra com vista à promoção do sucesso educativo no concelho de Sintra.

Foto: DR.

Exit mobile version