Site icon Jornal A Nação

Câmara de Sintra cria portal para apoio a refugiados

A Câmara Municipal de Sintra lançou, esta segunda-feira, um portal online para fazer face à crise humanitária vivida pelo povo ucraniano.

O portal, disponível em https://sosucrania.sintra.pt/, permite ficar a conhecer os apoios e respostas que o Município de Sintra e o Estado Português podem dar aos cidadãos que se encontrem na situação de refugiados. 

Oferecer ou procurar habitação, identificar postos de trabalho disponíveis, oferecer aulas de português, disponibilizar apoio jurídico ou psicológico será possível, a partir de ontem, numa só plataforma.

Quanto às doações, o município de Sintra atualizará o portal com os bens essenciais, de acordo com a tipologia das famílias de pelos cidadãos refugiados.

O lançamento deste portal surgiu no mesmo dia em que a autarquia de Sintra anunciou a disponibilização da nova Pousada de Jovens, no centro histórico da vila, para acolhimento de emergência dos refugiados da invasão russa à Ucrânia. Enquanto isso, as empresas do concelho de Sintra estão a criar uma bolsa de emprego para todos que sejam acolhidos em Sintra.

“A Europa, os povos europeus, estão hoje confrontados com o mais complexo e perigoso desafio desde o fim da II Guerra Mundial. A nossa identidade, os nossos valores e os sacrifícios que estamos disponíveis a enfrentar na defesa da liberdade e solidariedade serão testados neste novo tempo”, afirma Basílio Horta.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, que assinou no início de março, o Manifesto de Marselha adotado pela 9ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, ressalva, ainda, que desde o início desta crise humanitária se ativou o Plano Municipal para o Acolhimento e a Integração de Refugiados, o PAIR/SINTRA.

“A Europa irá atravessar uma crise de refugiados sem precedentes e Sintra, Património Mundial da Humanidade, assume o seu dever e tradição histórica de receber e acolher no coração do centro histórico as mulheres, as crianças e os homens que fogem deste conflito”, anuncia o autarca.

A nova Pousada de Jovens irá receber, dento de dias, cerca de 60 refugiados ucranianos e serão asseguradas todas as condições de segurança e tranquilidade. O equipamento municipal irá garantir um quotidiano de normalidade, possibilitando uma transição para um alojamento definitivo e uma integração na comunidade local.

Através do Conselho Estratégico Empresarial, presidido pelo ex-ministro da Economia António Pires de Lima, está a ser criada uma bolsa de emprego para todos os refugiados que pretendam integrar o mercado de trabalho.

O município irá disponibilizar, também, o acesso gratuito a toda a atividade cultural e conhecimento do património histórico de Sintra.

Imagem: CMS.

Exit mobile version