Site icon Jornal A Nação

Caldas da Rainha: Exposição “O Jardim Secreto” no Espaço Turismo

A Exposição Coletiva intitulada “O Jardim Secreto”, personifica cinco percursos das artistas: Céu Costa, Júlia Pintão, Mami Higuchi, Najla Leroy e Ruth Lee, que tem como base a Gravura e os seus procedimentos. São estes cinco momentos, que nos convidam a desfrutar o Secreto de cada Jardim sobre o papel.

 A exposição abre portas ao público no dia 8 de julho e irá estar patente até ao dia 26 de agosto, na Galeria de Exposições (piso 1), no Espaço Turismo das Caldas da Rainha

(ao cimo da praça da fruta), podendo ser visitada de segunda a sexta-feira – 10h00 às 13h30 – 14h00 às 16H00, sábados, domingos e Feriados está encerrada.

Artistas participantes na exposição

Céu Costa é natural do Barreiro, mas vive no Porto desde 1969. Realizou os Cursos Livres de Pintura, Gravura e História da Arte, na Cooperativa Árvore, com Estágio em Liège, Bélgica, na Academie des Beaux Arts, em 1990/94. Fundadora do Grupo Capitólio, em 1995, e Fundadora da “Matriz”, Associação de Gravura do Porto, em 2006. Recebeu o Prémio de Aquisição Banco de Portugal e Prémio 5º Festival de Gravura de Évora (http://ceu-costa.blogs.sapo.pt).

Júlia Pintão é natural de Valadares, em 1948. Licenciada em Química na FCUP. Dedicou, por gosto e vocação, grande parte da sua vida às artes plásticas, frequentando, muito cedo, cursos de pintura em estúdio privado, cursou desenho na ESBAP e gravura na Cooperativa Árvore. Em 1996, depois de uma pós-graduação em Gestão Cultural na AEP, criou, e passou a dirigir, a Esteta Galeria de Arte, na zona histórica do Porto, ainda hoje com atividade regular e uma referência na dinâmica cultural da cidade. Em 2006, tornou-se membro fundador da Matriz – Associação de Gravura do Porto, cuja atividade desenvolve um número enorme de intercâmbios com artistas quer portugueses, quer de vários outros países, nomeadamente Espanha, Bélgica, Itália e sobretudo com o Japão promovendo workshops com grandes mestres de gravura. Como artista, expõe, individual e coletivamente, desde 1993. Prémio do Festival Internacional de Gravura de Évora 2006

Mami Higuchi é natural de Fukushima, em 1970. Em 1996 , conclui o Mestrado na Universidade de Belas Artes da Prefeitura de Aichi, Faculdade de Letras; em 1998, o Projeto Artist in Residence no Art Studio Itsukaichi (Japão), em 2006 é Cofundador da Associação de Gravura “Matriz” (Porto); em 2005-06, recebe a Bolsa da Fundação POLA para as artes no estrangeiro. Vive e trabalha no Porto.

Najla Leroy

Artista Plástica investigadora com trabalho artístico autobiográfico, onde observa, com curiosidade, a natureza e sua relação no processo criativo que se expressa através de desenhos, gravuras e fotografias.

Ruth Lee é natural de Coventry, Reino Unido, em 1948. Artista têxtil, gravadora e contadora de histórias visuais, a viver no Porto. Fez a Licenciatura em têxteis e impressão (1971) pelo Politécnico de Liverpool, qualificação de pós-graduação do Politécnico de Birmingham (1972).

A exposição coletiva tem a curadoria de Célia Bragança (ESAD.CR – IPLeiria).

Imagem: CMCR.

Exit mobile version