Site icon Jornal A Nação

Bebedouro inclusivo da LARUS entre o melhor design ibero-americano

A LARUS, marca portuguesa de mobiliário urbano, foi distinguida na 8ª edição da Bienal Internacional de Diseño – BID, que reuniu o melhor design ibero-americano, em Madrid.

Os bebedouros “Hydra”, da autoria de Daniel Sousa e Pedro Gonçalves, foram distinguidos.

Estes equipamentos distinguem-se por serem bebedouros inclusivos, na medida em que uma das quatro versões foi desenhada para pessoas com mobilidade condicionada, e, também, sustentáveis, uma vez incentivam o consumo da água da rede, o uso e reutilização de vasilhames próprios não descartáveis e o reaproveitamento da água para animais.

Os bebedouros “Hydra” são fabricados em aço e ferro fundido e estão disponíveis em quatro versões (S, L, Wash e Refill).

Os equipamentos premiados encontram-se em exposição na capital espanhola, no Museo Nacional de Artes Decorativas e na Central de Diseño de Matadero.

A LARUS mobila cidades como Porto (Serralves e Avenida dos Aliados), Madrid (parque do Museu do Prado), Luanda (Baía de Luanda e Ilha do Cabo), Casablanca (Antiga Medina), Santiago de Compostela (Cidade da Cultura), Versalhes, Innsbruck ou Bruxelas.

A investigação em design é uma aposta estratégica da empresa, que tem como missão humanizar o território. Diariamente, o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento desenvolve soluções técnicas que antecipam as necessidades urbanísticas.

A LARUS é a marca portuguesa de mobiliário urbano com os mais importantes prémios nacionais e internacionais, tendo sido considerada a melhor empresa europeia na implementação do Design pelo Centro Europeu de Design, em 2011.

A originalidade e a diversidade das suas soluções resultam de uma estreita colaboração com os maiores nomes da arquitectura e design nacional. Siza Vieira, Souto Moura, Daciano da Costa, Alcino Soutinho, João Nunes, Carrilho da Graça, Henrique Cayatte ou Francisco Providência. 

A LARUS conta 35 anos de história e tem, hoje, uma presença internacional na Europa, África e Médio-Oriente.

Foto: LARUS.

Exit mobile version