Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Tertúlia recorda Comissões Administrativas Municipais

“Comissões Administrativas da Câmara Municipal de Barcelos: 1974-1976” é o tema da 2ª Tertúlia do programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pelo Município de Barcelos. O evento realiza-se na próxima quinta-feira, pelas 21h15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Tertúlia, que vai ser moderada por Horácio Barra, terá como convidados três protagonistas políticos que integraram as Comissões Administrativas: António Seara, Carlos Coutada e António Reis.

“Esta será uma excelente oportunidade para recordar episódios vividos nessa altura, percebendo-se como se organizava o poder político-administrativo logo a seguir à Revolução de Abril”, sublinha a organização.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Barcelos está a assinalar os 50 anos da Revolução do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas ao longo de todo o ano de 2024. A primeira ação aconteceu a 12 de janeiro com a apresentação da Comissão Executiva e das linhas gerais do programa a que se seguiu a realização da Tertúlia “O Dia D”, que contou com a participação do Furriel Manuel Correia da Silva, do Cabo José Alves Costa e do médico Mário Vale Lima, numa conversa moderada por Victor Pinho.

A programação das Comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, que o Município de Barcelos vai promover ao longo de todo o ano, é muito diversificada e direcionada a todas as faixas etárias. Inclui um Ciclo de Tertúlias e Conferências – cerca de 12, nas quais serão discutidos os mais diversos assuntos relacionados com a Revolução; publicações diversas, casos do livro “Barcelos e o 25 de abril de 1974 – a Administração Local e a Sociedade (1960 – 1989)”, do historiador barcelense, Dr. Vítor Pinho; publicação com a identificação de todos os participantes da Assembleia Municipal desde o 25 de Abril, (edição da Assembleia Municipal de Barcelos); lançamento do livro “Herdeiro do Cravo”, de Francisco Duarte Mangas; concertos musicais com Sérgio Godinho, Fernando Tordo, Luca Argel, Anónimos de Abril, ainda os concertos “Que força é essa – a Força da Música de Barcelos”, Concerto Mil Vozes a Cantar Abril, a “Ópera – Pequena História de um Povo com Memória e a encerrar as comemorações um Concerto de Música Clássica. Estão, também, agendados dois cortejos mobilizando a comunidade educativa, concretamente o Desfile com as escolas do concelho de Barcelos e o Desfile Recriação Histórica, com os grupos de teatro do concelho de Barcelos, a apresentação de três peças de Teatro, poesia, cinema e concursos literários.

Imagem: CMB.

Exit mobile version