Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Reunião de Câmara marcada pela atribuição de subsídios

A atribuição de subsídios marcou a agenda de trabalhos da reunião do Executivo camarário desta segunda-feira, realizada nos Paços do Concelho de Barcelos.

De entre os pontos aprovados, destacam-se os apoios sociais. Assim, foram concedidos: um subsídio no valor de mil euros, à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, que tem como foco a assistência a pessoas com deficiência visual e a sua inclusão social; 15 mil euros à Casa do Povo de Alvito para aquisição de uma viatura elétrica, e idêntico valor ao Centro Zulmira Pereira Simões – IPSS, também para aquisição de viatura elétrica destinada ao Serviço de Apoio Domiciliário. Ainda no mesmo âmbito, foi aprovada a minuta do Acordo de Colaboração com a Associação SOPRO, que estabelece os termos e as condições do apoio do Município aos projetos desenvolvidos pela instituição, no valor de 15 mil euros.  À AMAR 21 – Associação de Apoio à Trissomia 21 foram destinados cerca de 20 mil euros, com vista ao apoio social às crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e suas famílias. Foi também aprovada a minuta do Acordo de Colaboração a celebrar entre o Município de Barcelos e a Intensify World, no valor de 16.500 euros, o mesmo sucedendo com a Couto Vivo – Associação de Apoio Social e Cultural, no montante de 7.500 euros. No âmbito do FAMI – 102 – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, o Município deliberou conceder os bens e serviços solicitados aos cidadãos de origem ucraniana que chegaram ao território de Barcelos provenientes do contexto da guerra.

Em termos de associativismo, foi aprovado o acordo de colaboração entre o Município e o Grupo Folclórico de Barcelinhos (31.520 euros) para a realização do Festival Internacional de Folclore Rio e Festival Folclórico luso-galaico. Ainda nesta área, o Rancho Folclórico de Courel foi contemplado com 2.500 euros, a Associação Coral Magistrói com 11.000 euros e o Conservatório de Música de Barcelos com 30.000 euros.

Noutro âmbito, foram atribuídas verbas à Associação Clube Moto Galos de Barcelos (10.000 euros), para ajudar a colmatar os custos com a realização “26º Encontro Motard de Barcelos”, um subsídio no valor de 5.000,00€ ao Moto Clube Macieira de Rates para ajudar nos encargos com a concretização do Plano de atividades.

No que respeita ao apoio à prática desportiva, a Câmara Municipal deliberou aprovar mais quatro Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para o ano de 2023. Desta feita foram contemplados a União Desportiva de São Veríssimo (15.100 euros), a Associação Desportiva e Cultural de Manhente (11.500 euros), o Santa Maria Futebol Club (239 mil euros), e a Associação de Futebol de Braga (159 mil euros). 

Foto: CMB.

Exit mobile version