Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Reunião de Câmara dominada por acordos de colaboração

O Executivo municipal de Barcelos deliberou, ontem, aprovar um conjunto diversificado de acordos de colaboração com diversas instituições, nomeadamente associações culturais e recreativas. Assim, a Câmara Municipal vai desenvolver parcerias com a Associação Etnográfica de Santa Maria de Gilmonde, a Casa do Povo de Martim, o Grupo Folclórico de São Lourenço de Alvelos, a Associação de Teatro Experimental de Feitos, e a ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo. Para este conjunto de entidades, vão ser transferidas verbas no montante global de 22.200 euros. Em contrapartida, aquelas associações comprometem-se a desenvolver um conjunto de atividades que contribuam ativamente para a dinamização e valorização do património e identidade cultural do concelho.

Na mesma sessão, a Câmara Municipal decidiu submeter à apreciação e votação da Assembleia Municipal a minuta da adenda ao contrato interadministrativo de delegação de competências a outorgar entre o Município de Barcelos, o Agrupamento de Escolas e as Freguesias/União de Freguesias, relativo às Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) – ano letivo 2023/2024. Estas parcerias implicam um investimento municipal de mais de 96 mil euros. Ainda no âmbito da Educação, foi deliberado aprovar a minuta do acordo de colaboração com a INVESTIGARE – Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências, que fixa os termos da parceria para o desenvolvimento de atividades de capacitação para docentes da educação pré-escolar e do 1º CEB do concelho de Barcelos, inscritos nos Programas Hocus Pocus da Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade. O valor deste investimento é de 5 mil euros.

Noutro âmbito, o Município vai apoiar com 20 mil euros a Casa do Povo de Viatodos, valor destinado à aquisição de mobiliário e equipamentos, no âmbito da requalificação do edifício sede da associação.

Foto: DR.

Exit mobile version