Site icon Jornal A Nação

Barcelos recebe Festival de Teatro em Línguas Minoritárias a partir de sexta-feira

O LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias arranca, esta sexta-feira, no Theatro Gil Vicente, na cidade de Barcelos, e termina no domingo.

No primeiro dia, pelas 17h00, há o espetáculo “Cuontas Mirandesas” em mirandês, realizado por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro. Pelas 21h30, sobe ao palco a comédia “Fozzia Lésthra Zia Ciccita” em sassarese (da região italiana da Sardenha) pela companhia Paco Mustèla [ndr: foto de destaque].

Grupo de alunos que apresentarão “Cuontas Mirandesas” (Foto: DR)

No sábado, pelas 21h30, é a vez da peça “Bruxas” em estremenho (da região espanhola da Estremadura) pela companhia De La Burla Teatro.

“Bruxas” (Foto: DR)

O certame terá, ainda, durante o dia de sábado, debates sobre a importância do teatro como expressão para a salvaguarda e a difusão das línguas minoritárias, focando o trabalho das companhias presentes no seu território, e a apresentação do contexto cultural de cada uma das línguas desta edição, com a presença de linguistas, académicos e agentes culturais de Portugal, Espanha, Itália e Reino Unido, a acontecer na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Integrado, também, no programa do festival, pelas 18h00, vai realizar-se, no palco exterior do Theatro Gil Vicente, o concerto da banda de folk estremenho El Pelujáncanu.

No domingo de manhã, haverá também espaço para formação, com a oficina sobre commedia dell’arteNé noi, né gli altri: il corpo, la maschera, la scena”, dirigida por Francesco Facciolli e Scilla Sticchi, e a oficina de criação em teatro documental “Eu uso termotebe e o meu pai também”, dirigida por Ricardo Correia/Casa da Esquina.

Nas palavras da organização, “este Festival pretende, não só, ser uma mostra de teatro, mas também, um ponto de encontro multicultural para a discussão dos desafios e problemáticas que o teatro amador e comunitário apresenta neste contexto”.

O LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias é organizado pela companhia Teatro de Balugas e pelo Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias, com o financiamento do Município de Barcelos, Direção Regional de Cultura do Norte, Fundação INATEL e tem o apoio de várias entidades nacionais e internacionais.

Cartaz (Imagem: DR)

Fotos: DR.

Exit mobile version