Connect with us

Atualidade

Barcelos: “Novos Caminhos” inaugurados em Vila Cova

Publicado

on

A convite da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Vila Cova e Feitos, o presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, marcou presença na inauguração de vários arruamentos no Lugar de Banho, em Vila Cova, que implicaram um financiamento de cerca de 129 mil euros.

Na sua intervenção, Mário Constantino disse que o Programa Novos Caminhos surgiu naquele local “numa visita que foi feita a pedido do presidente da Junta, Alberto Alves, e do malogrado Carlos Araújo, que naquela altura disseram que fazer obra nestes caminhos era uma necessidade absoluta, e realmente era porque estes caminhos servem cerca de 40 habitações e duas indústrias”.

O autarca considera que “em pleno século XXI, é inaceitável que as pessoas tenham de percorrer, seja a pé, seja de automóvel, caminhos em terra batida, ora repletos de pó, ora cheios de lama e esburacados devido às chuvadas, e de forma a existir coesão em todas as freguesias do concelho, era importante desenvolver um projeto que servisse todos, e em boa hora foi lançado o Programa Novos Caminhos, que agora começa a dar frutos”.

Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos é um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida das populações.

Este programa vai permitir abrir melhores horizontes aos moradores, às indústrias e comércios e às ligações entre freguesias, que vão beneficiar das obras de pavimentação. 

A execução do programa de erradicação dos caminhos de terra batida está a ser desenvolvida obedecendo a três grandes prioridades: a primeira é eliminar todos os caminhos de terra batida que sirvam habitações; a segunda é acabar com os caminhos de terra que servem unidades industriais e comerciais; e a terceira é erradicar os caminhos em terra que estabelecem ligações entre freguesias.

No espaço temporal de apenas um ano, a Câmara Municipal de Barcelos já financiou as freguesias do concelho em cerca de 9 milhões de euros, totalmente alocados ao programa Novos Caminhos, estando a decorrer obras em todas as freguesias do concelho.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

Publicado

on

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos. 

Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.

A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.

O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.

Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

O mural (Foto: CMB)

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Publicado

on

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.

A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.

A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.

De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.

A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.

O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas