Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Município dinamiza programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva”

Já está no terreno o Projeto “Zoom In” cujo objetivo é possibilitar o acesso a obras culturais, nacionais e estrangeiras, privilegiando a sua disseminação em diversas ações como exibição de documentários, tertúlias, workshops e oficinas práticas.

O projeto “Zoom In” integra o programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva”, promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do programa Norte 2020.

A primeira ação deste projeto decorreu no dia 29 de abril e constou da exibição do filme “O MEU TIO”, de Jacques Tati, na Casa Menino Deus. Este filme, vencedor de um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é uma sátira sobre o confronto da modernidade e tradição, e da sofisticação e nostalgia.

“O Meu Tio”, de Jacques Tati (Foto: DR)

Ainda no âmbito do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, está em desenvolvimento um conjunto de novos projetos que se irão desenvolver até dezembro de 2022. Assim, o Projeto Cultura e Arte para Todos, que será desenvolvido pela Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, dinamizará um conjunto de oficinas, dirigidas a vários públicos, que decorrerão entre abril e dezembro de 2022. Fazem parte dessa programação as “Oficina de Teatro e Expressão Dramática para crianças”, “Oficina de Teatro para Jovens”, “Oficina de Dança-Teatro”, “Oficina de Cenografia”, “Oficina de Teatro do Oprimido”, “Oficina de construção de marionetas e fantoches de esponja”, “Oficina de teatro de Robertos”, “Oficina de construção de marionetas de vara” e uma “ação de Teatro do Oprimido”.

Projeto Galo Unido

Outro dos projetos que já está em desenvolvimento é o Galo Unido. Centrando-se na inclusão social de crianças e jovens adolescentes através da prática da Dança, teve início no dia 21 de fevereiro de 2022, na escola Nico Dance Studio, sediada em Arcozelo – Barcelos. Com 10 crianças inscritas, de idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos de idade, oferece atividades ligadas à atividade da Dança Hip-Hop, visando, ainda, inserir as crianças em todas as atividades da escola durante todo o ano de 2022. O projeto finalizará com a apresentação de um espetáculo coreográfico, culminando todo o trabalho desenvolvido com os intervenientes do projeto Galo Unido.

Entretanto, o projeto Encontro de Gerações, da responsabilidade do Teatro Popular de Carapeços, terá início neste mês de maio, assegurando a realização de 24 oficinas de teatro e apresentações públicas dirigidas aos mais jovens e a pessoas com mais de 65 anos.

Fotos: CMB e DR.

Exit mobile version