Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Fundador do Grupo KYAIA leva inteligência artificial aos alunos do IPCA

Fortunato Frederico, fundador do grupo KYAIA, esteve, na passada quinta-feira, dia 12, no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos, para uma palestra sobre o presente e o futuro das empresas em Portugal. O texto da intervenção foi escrito por Inteligência Artificial.

Jasper é o nome da aplicação que foi utilizada por Fortunato Frederico para escrever o texto que apresentou aos alunos da Escola Superior de Gestão do IPCA. Com o foco na inovação e modernização, o empresário português surpreendeu os jovens estudantes no final da sua palestra, divulgando que todo o texto que havia sido apresentado foi escrito por Inteligência Artificial. Este foi o ponto de partida para uma troca de ideias entre a experiência de Fortunato Frederico e os olhares do futuro dos alunos do IPCA.

A aplicação em questão permite que, através de algumas informações e palavras-chave, se criem textos base para diferentes situações e ocasiões. Assim fez o fundador do Grupo KYAIA que, a partir deste texto, construiu a sua apresentação e falou aos estudantes sobre os caminhos de futuro da indústria do calçado em Portugal.

Fortunato Frederico revelou, assim, ser um empresário de vanguarda em Portugal, mas com total abertura para as novas tecnologias e para o debate do possível impacto das mesmas na sociedade como um todo. Durante a apresentação, falou sobre a importância de abraçar as novidades do mundo tecnológico, sem interferir com as equipas e os recursos humanos, vendo a tecnologia como uma oportunidade e não como um risco. “Para isso, será necessário implementar estratégias de desenvolvimento dos recursos humanos, investir em tecnologia e adotar práticas de gestão que incentivem as equipas”, reforça o empresário.

O caminho de inovação do Grupo KYAIA tem sido construído ao longo dos últimos tempos, tendo como destaque a entrada da FLY LONDON para o Metaverso, com a Fly London Experience no ROBLOX em parceria com a designer portuguesa Alexandra Moura, em maio de 2022.

Foto: DR.

Exit mobile version