Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Educação em destaque na reunião do Executivo

O Executivo camarário de Barcelos deu luz verde, ontem, aos despachos do presidente da Câmara, ratificando a aprovação de dois importantes projetos de execução: “Reabilitação e Ampliação da Escola Básica e Secundária do Vale d’Este em Viatodos” e “Reabilitação da Escola Secundária de Barcelinhos”. Estas aprovações são fundamentais para a renovação do parque escolar concelhio, e permitem, desde já, que o Município possa apresentar candidaturas a financiamentos, abrigo do mecanismo extraordinário de antecipação (MEA).

A execução destas duas empreitadas implica um custo global de mais de 25 milhões de euros. Para a “Reabilitação e Ampliação da Escola Básica e Secundária do Vale d’Este em Viatodos” prevê-se uma estimativa de 11 milhões e 700 mil euros, mais IVA, e para a “Reabilitação da Escola Secundária de Barcelinhos” o valor estimado é de cerca de 11 milhões de euros, acrescido da taxa de IVA em vigor.

Câmara volta a oferecer livros e fichas a alunos com escalão A, B e C

Na mesma reunião, o Executivo camarário aprovou, também, a oferta dos livros de fichas de trabalho obrigatórios do 1º ciclo do ensino básico para os alunos posicionados nos escalões A, B e C da Segurança Social, inscritos nas escolas da rede pública escolar do concelho de Barcelos.

Na sustentação da proposta, o presidente Mário Constantino sublinha que esta medida fomenta “a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar”, pelo que é importante a criação de apoios e complementos educativos, caso desta disponibilidade gratuita de livros e fichas de trabalho às famílias oriundas de famílias economicamente carenciadas. Para usufruir deste apoio, os encarregados de educação deverão levantar uma credencial no Agrupamento de Escolas respetivo, emitida pelo Município, e, na posse desse documento, levantarem os manuais em qualquer livraria/papelaria, sendo que estas depois enviarão ao Município as credenciais recebidas acompanhadas de fatura para serem pagas. O valor estimado para a concretização desta medida é de 74.500,00€.

Deliberados apoios ao movimento Associativo

Além destas deliberações, o Município aprovou acordos de colaboração com a Associação Cultural de Abade de Neiva – Rancho Folclórico Nossa Senhora da Abadia, a Associação Amigos do Pato, Rio Covo Santa Eulália, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Rio Covo Santa Eugénia. Idênticos protocolos foram estabelecidos com a Associação Cultural e Recreativa de Roriz, a Associação Recreativa e Cultural da Várzea, o Moto Clube de Alvelos e o Futebol Clube de Roriz.

Foto: DR.

Exit mobile version