Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Diretor do Colégio Didálvi homenageado

Em 2009, a AEEP – Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, criou a Medalha de Ouro do Ensino Privado.

Este galardão pretende distinguir pessoas pelo seu trabalho excecional em prol da Liberdade de Educação e que tenham marcado, de forma clara e inequívoca, o ensino privado em Portugal ou no mundo.

Até à data, a medalha de Ouro do Ensino Privado foi atribuída ao Professor Doutor Mário Pinto (2009), ao Doutor Roberto Carneiro (2010) e ao Pe. Vítor Melícias (2019). A Direção da AEEP deliberou, por unanimidade, atribuir esta distinção a João Alvarenga.

João Alvarenga, Presidente da Direção da AEEP, por dois mandatos, entre 2007 e 2013, liderou as negociações do novo Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, estatuto que marcou uma viragem fundamental do setor, consagrando, concretamente, a autonomia dos estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo. Ainda na qualidade de Presidente da AEEP, foi fundador e primeiro Presidente da Confederação Nacional de Educação e Formação – CNEF – que, agregando as organizações do Ensino privado não superior em Portugal, conseguiu um acordo coletivo para todo o setor, incluindo o ensino profissional. Com a sua ação e dedicação ao movimento associativo, liderou a passagem para uma nova era do setor.

Para apresentar o homenageado e testemunhar o seu trabalho realizado quanto ao novo Estatuto do EPC, será orador convidado Paulo Portas, à data Vice-Primeiro Ministro de Portugal.

A cerimónia decorrerá no dia 23 de março, no Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa.

Foto: DR.

Exit mobile version