Connect with us

Atualidade

Barcelos: Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais aposta na prevenção e sensibilização para limpezas de terrenos

Publicado

on

Beneficiar a rede viária florestal no total de 42,95 km, executar mosaicos e faixas de gestão de combustível no total de 78 hectares, através das equipas de sapadores florestais, e apostar em campanhas de sensibilização, tendo como foco as limpezas de terreno junto às habitações, são as medidas fundamentais dos pilares da política de gestão de fogos rurais para o ano de 2022 do Município de Barcelos.

Estas ações foram dadas a conhecer, ontem à tarde, na primeira reunião da nova Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, em sessão que contou com a presença do presidente da Câmara, Mário Constantino, e do vereador da Proteção Civil, António Ribeiro. 

No encontro de trabalho, onde foi aprovado o novo regimento, também foi abordado o estudo preliminar sobre a intenção de implementação da rede primária de defesa da floresta no Monte S. Gonçalo.

Recorde-se que, em janeiro último, o vereador da Proteção Civil fez uma visita de trabalho junto das equipas de sapadores florestais que ao longo do ano efetuam várias ações de silvicultura preventiva no concelho, especialmente junto da rede viária. Essas equipas também realizam manutenção de caminhos florestais e durante o período crítico fazem vigilância de incêndios florestais, podendo participar em ações de primeira intervenção, apoio ao combate e rescaldo dos fogos.

Área ardida em 2021 foi 94% inferior à média da última década

Em 2021, a área ardida de território florestal de Barcelos sofreu uma redução de 94% em relação à média dos últimos dez anos. No ano transato, arderam 28,7 hectares, enquanto a média da última década ascende a mais de 509 hectares. A redução de área ardida no ano passado tem correspondência com o número de ocorrências, que também sofreram uma redução de cerca de 75%. Segundo o relatório da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, no ano passado registaram-se quarenta e seis ocorrências. No que refere às causas dos incêndios: onze ocorrências tiveram origem negligente, (16,7 hectares ardidos); 3 foram intencionais (1,1 hectares ardidos); vinte e sete ocorrências tiveram causas desconhecidas (9,57 hectares ardidos); e cinco reacendimentos deram origem a 1,28 hectares de área ardida.

Quanto ao trabalho efetuado no sentido de melhorar as acessibilidades para combater os fogos com maior eficácia e rapidez, foram executados trabalhos de melhoramento da Rede Viária Florestal – RVF, em vários maciços florestais do concelho, numa extensão de quase 14 Km.

Ainda no âmbito da prevenção estrutural, foram executadas faixas de gestão de combustíveis, em torno dos Aglomerados Populacionais, Rede de Gás, Rede Viária e Zonas Industriais.

Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR)

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Barcelos, adiante designada por CMGIFR, é uma estrutura legalmente prevista, de natureza obrigatória, a quem incumbe a gestão integrada de fogos rurais do Município de Barcelos.

Primeira reunião da CMGIFR (Foto: CMB)

Composição da Comissão

A CMGIFR tem, nos termos da lei, a seguinte composição:

• O presidente da Câmara Municipal de Barcelos ou o seu representante, que preside;

• Um representante das Juntas de Freguesia, a designar pela Assembleia Municipal;

• Um representante do ICNF, IP;

• O coordenador municipal de proteção civil;

• Um representante da Guarda Nacional Republicana – GNR;

• Um representante da Polícia de Segurança Pública – PSP;

• Um representante da Associação Florestal do Cávado;

• Um representante do Comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Barcelos;

• Um representante do Comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Barcelinhos;

• Um representante do Comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Viatodos.

• Outras entidades e personalidades a convite do presidente da comissão, nomeadamente, nas áreas da agricultura, floresta, caça, ambiente, energia, serviços públicos ou infraestruturas.

Fotos: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas