Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Catarina Furtado e Luís Trigacheiro no arranque da programação do TGV para 2024

Luís Trigacheiro, Catarina Furtado, Fred Frith e Tiago Castro são alguns dos nomes mais sonantes da programação do Theatro Gil Vicente (TGV), para os dois primeiros meses de 2024.

A programação do novo ano arranca logo no dia 5, às 22h00, com Luís Trigacheiro, acompanhado por cinco músicos, com “Tour Fado do Meu Cante”. No dia 6, é a vez do concerto Boas-Vindas a 2024, pela Banda Musical de Oliveira e a 13 de janeiro, o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Barcelos, com ambos os espetáculos agendados para as 21h30.

No dia 18, às 22h00, há mais música: Fred Frith & Susana Santos Silva “Laying demons to rest”, concerto que se insere no Ciclo Jazz ao Largo.

Outras artes, outros gostos, o Cineclube Zoom apresenta no Theatro Gil Vicente dois filmes: “Fechar os Olhos”, de Víctor Erice, no dia 9, às 21h30; e a exibição do filme “Folhas Caídas”, de Aki Kaurismaki, no dia 23, às 21h30. O bilhete para as sessões de cinema têm um custo de 3,5 euros para o público em geral.

Já os mais novos começam o ano no reino da fantasia, podendo ver a peça “Pássaros & Cogumelos”, por Joana Gama, no dia 7, com sessões às 16h00 e 18h00. Outra proposta é a peça “Doce Gotinha: uma grande viagem apresentada pela “A Tempo – Produção Cultural”, também com sessão dupla, no dia 28, às 16h00 e 18h00, que tem narração e voz de Catarina Furtado e José Pedro Gil, acompanhados ao piano por Emanuel de Andrade, numa peça baseada na obra de Inês de Barros Baptista, com ilustração de Alberto Faria. Estes dois espetáculos inserem-se na rubrica “Em família no TGV”.

Antes no dia 14, há teatro para bebés (dos 8 meses aos 36 meses). São também duas sessões às 10h00 e 11h30. da peça “Für Beethoven” pela MUDA’TE Companhia de Artes Performativas – Associação Cultural.

Para o público adulto, pelas 21, às 18h00, há espetáculo de dança “Heitor Villa-Lobos”, pela H.A.D – Histórias da Arte e da Dança, e no dia 27, às 21h30, sob a palco a peça de teatro “Como Quem Arruma a Casa” pela Companhia de Artes Performativas “Em Movimento” da Delegação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo e Grupo de Teatro da APACI – Barcelos.

A programação de janeiro no TGV termina com humor, dia 31, às 21h30, espetáculo de stand-up comedyDaqui de Bixo”, apresentado por Tiago Castro, A sessão tem um custo de 10,00€.

Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho; no dia 20 de janeiro, às 22h00, atua Daniel Knox, e no dia 26, às 21h30, é a vez de Afonso Dorido (Homem em Catarse, Indignu) e Francisco Silva (Old Jerusalém) apresentarem “Velho Homem”, em residência artística, na Igreja do Terço, espetáculos inseridos no ciclo de concertos ‘triciclo’.

Odisseia Nacional – Teatro Nacional D. Maria II

Barcelos é um dos 90 municípios portugueses que integram o périplo da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II que, ao longo de 2024, dissemina a sua atividade artística por todo o país, envolvendo as populações, os agentes culturais e os municípios. Neste âmbito, entre fevereiro e março, uma equipa multidisciplinar do Teatro Nacional D. Maria II irá trabalhar com grupos da comunidade de Barcelos. Assim, entre os dias 9 de fevereiro e 2 de março, a Galeria Municipal de Arte e o Theatro Gil Vicente recebem a exposição “Quem és tu? Um teatro nacional a olhar para o país” e ainda visitas guiadas à exposição nestas datas.

Outras iniciativas: a 17 de fevereiro, oficinas para famílias, na Galeria Municipal de Arte; no dia 8 de fevereiro, ação “Podemos entrar?”, nas escolas do concelho; em 8 de fevereiro, oficina “Territórios Poéticos”, no Theatro Gil Vicente; a 9 de fevereiro, “Conversas depois de um espetáculo para preparar o futuro”, no Theatro Gil Vicente; e a 2 de março, debate, no Theatro Gil Vicente.

Programação de fevereiro

A abrir a programação do mês de fevereiro a sala de espetáculos do TGV recebe a peça “Branca de Neve”, que sobe ao palco nos dias 3 (16h00 e 21h30) e no e 4 (16h00), encenada pela companhia Jangada Teatro. Mais tarde, no dia 18, às 16h00, e apresentada a peça “Era uma vez a Vida”, pelo TPC- Teatro Popular de Carapeços-TPCzinho.

No dia 17, é a vez dos mais crescidos (maiores de 16) assistirem à peça “Maria, a Mãe”, pela Loup Solitaire, com interpretação da atriz portuguesa Custódia Gallego.

Mais tarde, a 25, pelas 10h00 e 11h30, há lugar à oficina para bebés (dos 3 meses aos 3 anos) “Música em Família para uma”, pela Tubábá Família. Ainda no teatro, a Odisseia Nacional – Teatro Nacional D. Maria II apresenta a peça “Zoo Story”, com duas sessões: às 10h30, destinado ao público escolar e às 21h30, para o público em geral.

Música e cinema

No dia 23, o serviço educativo do triciclo promove o concerto do músico e produtor Mira Quebec e do artista multidisciplinar Diogo Mendes, com sessões agendadas paras 15h00 (destinado ao público escolar) e, às 22h00, (para o público em geral).

Entretanto, a Associação Zoom – Cineclube volta a apresentar cinema no Theatro Gil Vicente. Desta feita, vai ser exibido, no dia 6, o filme “A Princesa Errante” e, no dia 20, o filme “A Senhora Ogin”, ambos inseridos no Ciclo Kinuyo Tanaka (3.ª fase). As sessões têm início às 21h30 e entrada paga.

Fora de Portas

Na programação “Fora de Portas”, o triciclo leva à Igreja do Terço, no dia 8 de fevereiro, às 21h30, o concerto de Yegor Zabelov.

Imagem: CMB.

Exit mobile version