Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Câmara estabelece protocolos para funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

Ao abrigo da descentralização de competências do Governo para as autarquias no domínio da Ação Social, o Município de Barcelos passou a assumir, a partir de 3 de abril de 2023, a coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, até aqui assegurado pela Segurança Social.

A Câmara Municipal de Barcelos passa, assim, a assegurar a coordenação do SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo os beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

Entretanto, para o bom funcionamento deste serviço, o Município de Barcelos assinou, ontem, ao final da tarde, protocolos de cooperação com o Grupo de Ação Social Cristã (GASC), Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC), Centro Social da Paróquia de Arcozelo e Centro Comunitário Moinhos de Vento, mantendo assim a intervenção já existente ao nível técnico. Segundo o presidente, Mário Constantino, com estes acordos o Município “aproveita as sinergias das equipas que já estão no terreno e que fazem um excelente trabalho”. O presidente acrescentou que este ano o Município já reforçou os apoios concedidos às instituições sociais. Por seu lado, o vereador da Ação Social, António Ribeiro, agradeceu às instituições e sublinhou que “Barcelos é tido como um bom exemplo no que respeita à colaboração entre o movimento associativo e o Município”.

Sublinhe-se que o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social é um serviço de ação social de proximidade à população cujos objetivos são informar, aconselhar, orientar e encaminhar as famílias ou pessoas individuais, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades.

Assim, a distribuição do território organiza-se da seguinte forma: 

Território

Abade de Neiva; UF Barcelos, Vila Boa, Vila Frescainha São Pedro e Vila Frescainha São Martinho; UF Gamil e Midões; Barcelinhos; Alvelos; Remelhe; Carvalhal; Pereira; Gilmonde; UF Faria, Milhazes e Vilar de Figos; Fornelos; Vila Seca; Cristelo; Paradela; UF de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral e Barqueiros

IPSS

Grupo de Ação Social Cristã

Horário

2ª-feira a 6ª-feira (9h00-13h00; 14h00 – 17h00)

Contacto

253 816 196

Território

Oliveira, Lama, Ucha S. Romão, Areias, Galegos São Martinho, Manhente, Galegos Santa Maria, Tamel São Veríssimo e Arcozelo

IPSS

Associação de Pais e Amigos de Crianças

Horário

2ª-feira a 6ª-feira (9h00-13h00; 14h00 – 17h00)

Contacto

253 812 436

Território

Perelhal, UF Creixomil e Mariz, UF Vila Cova e Feitos, Palme, Aldreu, Fragoso, Carapeços, UF Vilar do Monte e Tamel S. Leocádia, Silva, Lijó, Roriz, UF Tamel S. P. Fins e Campo, UF Couto, Alvito, S. Martinho e Alvito S. Pedro, UF Quintiães e Aguiar, UF Durrães e Tregosa, Balugães, Cossourado, Panque, Aborim e UF Alheira e Igreja Nova.

IPSS

Centro Social da Paróquia de Arcozelo

Horário

2ª-feira a 6ª-feira (9h00-13h00; 14h00 – 17h00)

Contacto

253 822 583

Território

Pousa; Martim; UF Areias de Vilar e Encourados; Adães; Airó; Rio Covo Sta. Eugénia; Várzea; UF Sequeade, Bastuço São João e Bastuço Santo Estevão; Moure; Cambeses; UF Carreira e Fonte coberta; UF Silveiros e Rio Côvo Santa Eulália; Carvalhas; UF Viatodos, Monte Fralães, Minhotães e Grimancelos; UF Goios, Pedra Furada, Gueral, Chorente e Courel; UF Negreiros e chavão e Macieira de Rates

IPSS

Centro Comunitário Moinhos de Vento

Horário

2ª-feira a 6ª-feira (9h00-13h00; 14h00 – 17h00)

Contacto

253 952 943

Foto e imagem: CMB.

Exit mobile version