Site icon Jornal A Nação

Barcelos: Câmara aprova estudos prévios de grandes obras municipais no valor de 16 milhões

Depois de ontem de manhã ter arrancado a obra do fecho da Circular Urbana – Nó de Santa Eugénia/Gamil, o Executivo Municipal reuniu à tarde e aprovou um pacote de Estudos Prévios destinados à execução de um conjunto de obras públicas, num montante de 16 milhões de euros. Desses estudos prévios, no que respeita à melhoria da mobilidade, constam a Variante do Novo Hospital, a Variante Urbana Nascente, a Reabilitação da EM 505 Carvalhas/Negreiros, a Requalificação da via Perelhal – Vila Cova e a Requalificação da Av. Padre Paulino, em Galegos São Martinho.

Além da melhoria da rede viária, foram aprovados estudos prévios relativamente a obras de construção de duas novas Piscinas Municipais (em Viatodos e em Galegos Santa Maria) e de 50 fogos habitacionais no âmbito do 1º Direito, na União de Freguesias de Campo e Tamel S. Fins.

O Estudo Prévio da “Operação Urbanística para a Construção de Habitação Unifamiliar, em Campo, prevê a construção de 40 fogos, distribuídos por: 5 T1, 19 T2, 15 T3 e 1 T4), ocupando uma área bruta total de 3 993,85 m2, correspondendo a um investimento estimativo de 5, 172 milhões de euros. Nesta deliberação, o Executivo aprovou também a autorização para efetuar candidatura a financiamento do PRR no âmbito do “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.

Operação Urbanística na União de Freguesias de Campo e Tamel S. Pedro de Fins (Foto: CMB)

Novas variantes para melhorar as acessibilidades rodoviárias

A Variante do Centro Hospitalar de Barcelos desenvolve-se a partir da Rotunda do Galo em direção a norte sobre a Estrada Nacional 204, desviando-se mais à frente, implantando-se sobre os campos agrícolas, até se inserir na Rotunda junto ao Estádio Cidade de Barcelos. Com aproximadamente meio quilómetro, o custo previsto da obra ronda os 4,7 milhões de euros [ndr: imagem de destaque].

Acresce a esta via rodoviária a futura empreitada da “Variante Urbana Nascente”, que inicia a partir da rotunda nascente em direção a norte, terminando na interseção com a Estrada Nacional 306. Terá uma extensão de cerca de 1,2 km e a previsão do custo dos trabalhos é de 2 milhões de euros. Esta nova variante vai dar continuidade à existente, fechando o anel da circular, melhorando significativamente as acessibilidades ao centro urbano e retirando grande parte do trânsito do interior de Arcozelo, nomeadamente, porque quem utilizar esta nova via, evitará de atravessar a passagem de nível.

Imagem desta futura variante (Imagem: CMB)

Além da criação destas novas variantes citadinas, o pacote de estudos prévios contempla, também, a melhoria da rede viária noutras zonas do concelho. É o caso da aprovação do estudo prévio referente à reabilitação da EM505 que liga a freguesia das Carvalhas a Negreiros, passando por Chorente, num percurso com uma extensão de 7,2 km e com uma previsão de custos de mais de 2,6 milhões de euros.

De igual modo, foi aprovado o estudo prévio para a futura reabilitação da estrada municipal, que vai desde o entroncamento com a nacional 103-1, desde Perelhal até ao Cruzeiro de Vila Cova, numa extensão de mais de 2 km. O custo estimado da empreitada é de 1,7 milhões de euros.

Ainda no que respeita a intervenções na rede viária, também foi aprovado o estudo prévio da empreitada de reabilitação da via que vai desde a Estrada Regional 205, em Galegos São Martinho, e termina junto à Igreja Paroquial (Avenida Padre Paulino). A estimativa orçamental é de 1,6 milhões de euros.

Duas novas piscinas municipais em Viatodos e Galegos Santa Maria 

O concelho de Barcelos vai ter duas novas piscinas: uma na freguesia de Viatodos e outra na freguesia de Galegos Santa Maria. Os respetivos estudos prévios também foram aprovados ontem, o que significa que o Município pode avançar agora para a elaboração dos projetos.

Futuro Complexo de Piscinas em Galegos Santa Maria (Imagem: CMB)

O estudo prévio da “Construção do Complexo das Piscinas Municipais em Galegos Santa Maria” apresenta uma estimativa orçamental no valor de 2 875 500,00€, acrescida de IVA, e o da “Construção do Complexo das Piscinas Municipais em Viatodos”, uma estimativa orçamental no valor de 3 097 500,00€, acrescida de IVA à taxa legal em vigor.

Futuro Complexo de Piscinas em Viatodos (Imagem: CMB)

Imagens: CMB.

Exit mobile version