Site icon Jornal A Nação

BabeliUM, da Universidade do Minho promove cursos para várias línguas estrangeiras

O BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho tem inscrições abertas para cursos livres de Alemão, Árabe, Espanhol, Galego, Francês, Inglês, Italiano, Português Língua Estrangeira (PLE) e Turco. A oferta para este semestre é nos regimes e-learning e presencial. As aulas presenciais decorrem no campus de Gualtar (Braga), mas PLE também é lecionado no campus de Azurém (Guimarães).

As aulas começam em março ou abril e prolongam-se até junho ou julho, dependendo dos níveis de aprendizagem (A1 a C1) e respetiva carga horária (30, 48 ou 60 horas). Os cursos são lecionados por falantes nativos dos diversos idiomas disponibilizados, com formação e experiência de docência, proporcionando uma aprendizagem de qualidade. O objetivo é munir os participantes de mais competências linguísticas, dando também a conhecer aspetos das culturas associadas aos diferentes idiomas.

Curso de Verão

Além disso, o BabeliUM promove, de 1 a 26 de julho, o 34º Curso de Verão de Português Língua Estrangeira. A formação tem 72 horas, acrescida de atividades culturais como visitas de estudo e tertúlias. O curso é lecionado em três níveis de aprendizagem (A1, A2 e B1) e visa fornecer competências linguísticas e comunicativas, além de dar a conhecer a(s) cultura(s) de língua portuguesa. A sessão de abertura está marcada para 1 de julho, às 10h00, no auditório da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga.

Os participantes vão ser avaliados pelos parâmetros do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), sendo-lhes atribuído no final um certificado comprovativo da assiduidade e dos níveis atingidos. Para inscrições (abertas até 23 de junho) e mais pormenores sobre o curso, basta contactar o secretariado do BabeliUM, o site babelium.elach.uminho.pt, os telefones 253601662 e 253604171 ou o e-mail portbabelium@elach.uminho.pt, pelo qual os interessados podem também candidatar-se a uma bolsa de estudo.

A UMinho, através da ELACH, é pioneira no ensino superior em Portugal na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras para o público em geral desde os anos 80, desenvolvendo programas e aprendizagens cada vez mais diversificados. O BabeliUM nasceu em 2009 e, além de projetos de formação e promoção do multilinguismo e multiculturalismo, presta serviços de tradução, interpretação, legendagem e revisão de textos para a comunidade.

Foto: UM.

Exit mobile version