Site icon Jornal A Nação

Autarquia de Sintra aprova medidas de ação social escolar

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, as medidas de Ação Social Escolar que visam a igualdade de oportunidades para todos os alunos do concelho.

As medidas, agora aprovadas, serão implementadas no ano letivo de 2022/2023 e têm como objetivo de garantir o acesso e as mesmas condições de sucesso para todos os alunos, independentemente da sua situação económica.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, sublinhou que “a educação é um direito fundamental e a base de uma sociedade mais justa e equitativa”, acrescentado que “aos estudantes do município, serão disponibilizados todos os apoios necessários, de forma ajustada, reunindo todas as condições para o seu bom desempenho escolar.”

Os objetivos da Ação Social Escolar (ASE) passam pelo combate à exclusão social e ao abandono escolar numa estratégia de promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao ensino. Este apoio inclui medidas que passam pela comparticipação económica destinada, nomeadamente, à alimentação, aquisição de material escolar, visitas de estudo e em alguns casos subsídio de transporte. A ASE contempla dois escalões (A e B), que são definidos de acordo com os escalões de abono de família.

Foto: DR.

Exit mobile version