Site icon Jornal A Nação

Associação Portuguesa de Mutualidades promove a transição digital em protocolo com A2D Consulting

Com o intuito de potenciar o impacto positivo que a digitalização e a tecnologia têm na promoção do progresso social e económico, a Associação Portuguesa de Mutualidades (APM – RedeMut) assinou hoje um protocolo com a A2D Consulting (entidade que concebeu e executa o MUDA), em linha com o Plano de Ação para a Transição Digital, que se assume como o motor de transformação do país.

O MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, ao lado do Estado Português e da Caixa Geral de Depósitos é o responsável pelo programa EUSOUDIGITAL, que pretende combater e erradicar a iliteracia de mais de um milhão de portugueses. Dados do INE/Eurostat demonstram que dois em cada dez portugueses nunca utilizou a internet, o que representa em 2020, 18% da população (comparativamente a 9% na União Europeia). “Por esse motivo, é urgente promover ações de capacitação de adultos que nunca utilizaram a internet, com a ajuda de milhares de voluntários, apoiados em mais de 1500 centros em todo o País”, afirma a associação em nota.

Por ser uma federação de associações mutualistas, a APM – RedeMut contribui para uma cidadania ativa, que é um dos objetivos centrais do mutualismo e das mutualidades, que diariamente apoiam a capacitação dos seus membros e da comunidade em geral.

“Corporizando a vontade e a união de esforços bem como a partilha de uma visão de uma sociedade evoluída, assente numa cidadania ativa, inclusiva e participativa, no âmbito da qual os cidadãos possam beneficiar das vantagens proporcionadas pelos serviços digitais das empresas e do Estado e reconhecendo a importância do aumento da inclusão digital em Portugal nos próximos anos, a APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades em parceria com o MUDA comprometem-se a desenvolver os seus melhores esforços para criar as condições e desenvolver os meios necessários para a realização de iniciativas que permitam atingir os objetivos traçados no Programa EUSOUDIGITAL – dando-se especial enfoque nas matérias de confiança e segurança na utilização da internet por parte dos adultos a serem capacitados”, pode ler-se no protocolo assinado.

Desta forma, a APM – RedeMut torna-se Entidade Parceira do Programa de Capacitação Digital de Adultos EUSOUDIGITAL e compromete-se a divulgar o programa e os materiais educativos, a dar apoio à implementação de Centros EUSOUDIGTAL nas suas mutualidades e a fazer o levantamento das necessidades de capacitação digital dos trabalhadores das mutualidades e dos associados.

A organização EUSOUDIGITAL dará apoio na implementação dos Centros através de sessões com caráter operacional – on-boarding – dirigidas ao coordenador e mentores associados a cada Centro.

Financiado pelo Portugal 2020 e pela União Europeia, o programa EUSOUDIGITAL prevê a abertura de Centros, que têm por objetivo a criação de parcerias na comunidade. O modelo operacional desenhado no âmbito deste projeto prevê que mentores voluntários e alunos se encontrem para uma sessão gratuita de aproximadamente 2h. Cada Centro identifica a pessoa que poderá ser o responsável pelo Programa EUSOUDIGITAL e convida 20 pessoas a serem mentores no seu espaço ou no espaço de algum parceiro local.

Além de ligar pessoas, combater o isolamento e facilitar a vida da população mais idosa, a transição digital é um dos fatores imprescindíveis para acelerar o crescimento económico do país. O objetivo de todos é tornar Portugal mais avançado, inclusivo e participativo, criando uma geração de novos digitais.

Em suporte à gestão da operação desenvolvemos uma plataforma que permite aos mentores registarem-se e aceder aos conteúdos que orientam a sessão de aprendizagem.

Saiba mais através de: www.eusoudigital.pt .

A Associação Portuguesa de Mutualidades (APM – RedeMut) nasceu da iniciativa de 24 associações mutualistas portuguesas*, que uniram esforços em torno do objetivo comum de prestar cuidados de saúde aos seus associados. Além dos cuidados de saúde de qualidade – com tempos de espera record que podem inclusivamente ajudar o Serviço Nacional de Saúde – as mutualidades também garantem proteção social aos seus membros.

Segundo dados do observatório mutualista de 2018, as associadas da APM – RedeMut apoiaram 1792 pessoas e 480 famílias em respostas de família e comunidade; 639 crianças e jovens (creches, pré-escolares e ATL); 539 pessoas idosas (ERPI e centros de dia) e 54 pessoas vítimas de violência doméstica.

Desde setembro de 2021 que integra o Conselho Nacional para a Economia Social (CNES), uma grande conquista de quem já tem uma voz ativa no setor e já fazia parte, desde 2018, do Conselho Económico e Social (CES) e da Confederação Portuguesa para a Economia Social (CPES).

*Benéfica e Previdente, Beneficência Familiar, Lacobrigense, Mutualidade da Moita, Previdência Portuguesa, Vilanovense, CSC – ASMECL, ASM Ponta Delgada, Montepio Nossa Senhora da Nazaré, Associação Mutualista Montepio,  ASM João de Deus, União Mutualista N.S da Conceição, Mutualidade Popular, Montepio Rainha D. Leonor, Casa da Imprensa, ASM 4 de setembro de 1862, Associação Mutualista Freguesia de Vilar, MONAF, MUSSOC, AME Associação Mutualista dos Engenheiros, Lutuosa de Portugal, ASM Fúnebre Familiar de Ambos os Sexos de Pedroso.

Exit mobile version