Site icon Jornal A Nação

As vantagens de ter uma casa ecológica

A preocupação com a sustentabilidade deve estar também presente quando falamos em habitação. A propósito do Dia Mundial da Energia, a UCI Portugal deixa algumas recomendações.

Verificar a classificação energética na compra de nova casa

Quando falamos em sustentabilidade, o pensamento mais comum é relacionar o tema com reciclagem, energias renováveis ou desperdício zero. Mas sustentabilidade é muito mais do que isso. Também podemos ser sustentáveis na compra de casa. Assim, é importante optar por uma casa com classificação energética A ou B, que garanta menores níveis de consumo de energia no quotidiano.

É obrigatório apresentar o certificado energético quando um imóvel é colocado no mercado e, embora seja um aspeto muito importante na compra de casa, 87,8% dos inquiridos no estudo “Casa_PT”, que a UCI Portugal realizou em parceria com o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa, não sabiam indicar a classe energética da sua casa.

Conhecer as vantagens de uma casa sustentável

Por vezes, ligamos demasiado o aquecimento no inverno ou precisamos de, no verão, ter sempre o ar condicionado ou a ventoinha ligada para estarmos em casa. Quando tal acontece, o mais provável é que a nossa casa não tenha uma boa classificação em termos de eficiência energética. Com uma melhor classificação, é possível utilizar menos energia, reduzindo o desperdício e os custos com a mesma.

Para além da redução nas faturas de energia, outros dos principais benefícios de optar por uma casa com elevada eficiência energética são a valorização do imóvel, uma maior qualidade de vida num ambiente doméstico mais saudável, reduzir a pegada ecológica e, claro, o acesso a condições especiais de crédito habitação através das soluções de crédito habitação green.

Melhorar a eficiência energética do imóvel

Mesmo quando a classificação energética da nova habitação não seja, à partida, A ou B, é possível realizar obras de forma a melhorar a eficiência energética do imóvel.

Para tal é fundamental consultar o Certificado Energético que, além de indicar a classificação energética do imóvel, indica, também, que melhorias podem ser feitas na casa para aumentar o nível de eficiência energética e assim melhorar a classificação da casa. Desta forma, conseguirá com as obras, não só, melhorar a aparência da sua casa, como também, valorizá-la, otimizar as poupanças energéticas a longo prazo e proteger o meio ambiente.

Foto: DR.

Exit mobile version