Site icon Jornal A Nação

Anadia: Gala do Mérito Desportivo 2023 com homenagem ao desporto anadiense e nacional

O Cineteatro Anadia foi o palco escolhido pelo Município para homenagear associações, atletas e personalidades ligadas ao desporto pelos feitos alcançados na época desportiva transata. A cerimónia de entrega das distinções de Mérito Desportivo decorreu, no passado dia 7 de dezembro, perante uma plateia de cerca de duas centenas de pessoas.

Pretendeu-se com esta iniciativa reconhecer o mérito e o talento desportivo nas modalidades de Squash, Ciclismo, Paraciclismo, Atletismo, Bilhar, Columbofilia, Karate, Kickboxing, Trail, Basquetebol e Tiro em todos os escalões masculinos e femininos. O Município atribuiu, ainda, sete galardões, a três entidades: Moita Rugby Clube Bairrada (Igualdade de Género); Anadia Futebol Clube (Formação); e APPACDM Anadia (Desporto Adaptado/Inclusão); e a quatro personalidades: José Manuel Constantino – Comité Olímpico de Portugal (Personalidade); Iúri Leitão – Campeão do Mundo de Omnium (Excelência); Albano João – Saca Trilhos Anadia (Dirigente, Organização e Planeamento); Henrique Queiroz – Bairrada Cycling Team (Treinador/Liderança), reconhecendo o seu papel extraordinariamente relevante, contribuindo assim para a promoção e o desenvolvimento do desporto. O Município prestou, também, homenagem às associações desportivas que apresentaram o plano de atividade para a época desportiva 2022/2023, atribuindo-lhes a distinção “Sentir Anadia”.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, felicitou todos os distinguidos considerando que são “um exemplo a seguir, um exemplo de vitalidade, ânimo e firmeza que nos deve motivar a todos”, acrescentando que por detrás das vitórias, “há muito trabalho, uma coragem grande e uma confiança incrível. Um grande espírito de autossuperação e ambição de vencer, características que nos deveriam acompanhar na vida”.

Na sua intervenção, a autarca destacou ainda a aposta, “cada vez maior”, do Município no Desporto, “apoiando as associações desportivas, patrocinando atletas locais, criando e melhorando infraestruturas desportivas, e incentivando os munícipes a praticar desporto, tanto de forma lúdico-recreativa, como amadora e profissional”.

Referiu as “modernas e excelentes” instalações desportivas existentes no concelho, “reconhecidas internacionalmente pela sua qualidade”, designadamente o Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional que se encontra integrado na Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento e que incorpora um conjunto de infraestruturas desportivas, distribuídas por dois polos, um em Sangalhos e outro em Tamengos, servindo de base a cinco modalidades: ciclismo, esgrima, judo, ginástica e pentatlo moderno. “Este espaço é já conhecido como uma ‘fábrica de campeões’”, afirmou, recordando que a União Ciclista Internacional atribuiu ao Centro de Alto Rendimento de Anadia o título de Centro Satélite Continental do Centro Mundial de Ciclismo. “Esta distinção significa que as instalações reúnem todas as condições para serem sinalizadas como centro de estágios europeu para ciclistas de todo o mundo”, explicou a edil.

Maria Teresa Cardoso anunciou que Anadia é um dos 30 municípios fundadores do programa ‘Concelhos Ativos’ promovido pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto. Este programa visa a certificação de políticas e iniciativas públicas locais, no âmbito da atividade física e do desporto, de acordo com as principais orientações internacionais. “Ser fundador do programa ‘Concelhos Ativos’ é uma honra, mas também uma enorme responsabilidade”, afirmou ainda.

A responsável máximo do Município destacou ainda algum do trabalho que a autarquia está a desenvolver na área desportiva, nomeadamente a conclusão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo 2023/2026, que “já está em fase de implementação”. “Em breve, vamos apresentar o Programa de Promoção de Atividade Física e Desportiva do Município de Anadia, que irá criar as condições para uma prática desportiva ainda mais generalizada por parte de toda a comunidade anadiense”. Para breve está também a apresentação do “Anadia Walking Trails”, rede local de percursos pedestres que inclui seis rotas espalhadas por vários pontos do concelho. Por fim, em fase de implementação, está também a Plataforma de Interação e Gestão Desportiva do concelho que agrega e organiza toda a informação relativa aos processos de candidatura a Programas de Apoio Municipal ao Associativismo. Esta nova ferramenta permite agilizar a comunicação entre o Município e as associações, e facilitar todos os procedimentos.

A autarca deixou um agradecimento público às associações desportivas do concelho pelo “excelente trabalho desenvolvido que, com muito esforço, dedicação e sacrifício, têm levado bem longe o nome de Anadia e da região”.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, com o Pelouro do Desporto, sublinhou que “hoje o objetivo é distinguir a excelência no desporto no concelho de Anadia”. É pretensão do Município “distinguir quem foi campeão, quem alcançou títulos, no fundo distinguir todos aqueles que dedicam o bem mais precioso que há, o seu tempo de vida, ao desporto e ao associativismo”, acrescentou ainda. Deixou uma nota de agradecimento a todos os que se dedicam e trabalham em prol do associativismo desportivo concelhio, felicitando também todos os distinguidos da noite.

O Comité Olímpico de Portugal (COI) esteve representado pelo seu vice-presidente, Artur Lopes, em representação do seu presidente José Manuel Constantino, que não pôde estar presente por motivos de doença. Artur Lopes transmitiu uma mensagem de agradecimento do presidente daquele organismo ao Município pelo galardão “Personalidade” que lhe foi atribuído, bem como um voto de felicitações a todos os desportistas que foram homenageados.

O vice-presidente do COI elogiou as infraestruturas desportivas existentes no Município que “respondem” às necessidades das diferentes modalidades. “Anadia é um concelho de excelência para o desporto e que olha para o desporto como ele deve ser olhado, de olhos nos olhos”, afirmou. Finalizou a sua intervenção com uma palavra de agradecimento ao Município pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do desporto local, regional e nacional e a todos os anadienses que praticam desporto e vivem o desporto.

No final, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, ofereceu a camisola de Campeão do Mundo de Omnium, pertencente a Iúri Leitão, um dos homenageados da noite, conquistada nos Campeonatos do Mundo de Glasgow 2023, à presidente da Câmara de Anadia.

A cerimónia contou ainda com alguns momentos de animação protagonizados pelo Adabem Art’z Dance, o Poutena Dance Academy, terminando com o hino do desporto de Anadia pela voz do cantor Gonçalo Tavares.

Foto: CMA.

Exit mobile version